Meio Bit » Arquivo » Games » Patente sugere novo console da Nintendo sem drive óptico

Patente sugere novo console da Nintendo sem drive óptico

Registro de patente pela Nintendo dá a entender que o sucessor do Wii U não contará com um drive óptico, com os jogos sendo vendidos apenas digitalmente ou mesmo sendo entregues por streaming.

9 anos atrás

wii-u

Embora a Nintendo siga fazendo o maior mistério em relação ao sucessor do Wii U, a descoberta de uma patente registrada pela empresa pode ser um indicativo de que eles estão planejando adotar uma mudança drástica para o aparelho, que é abandonar a utilização de discos para os jogos.

Falando sobre um “console de jogos estacionário”, o documento afirma que ao invés de contar com um disco óptico, o videogame armazenará os games em um hard drive e ainda cita métodos de comunicação de alta velocidade como ADSL para entregá-los. Como a empresa defende na patente que os consumidores se beneficiarão de não precisarem adquirir mídias físicas, tudo leva a crer que a BigN será a primeira a adotar apenas a distribuição digital em um videogame. Porém, as palavras utilizadas também deixam no ar a possibilidade deles estarem apostando no streaming.

Também é importante notar que embora a patente não fale sobre um leitor de cartões, ela menciona uma entrada capaz de ler uma mídia parecida com um cartão SD, o que me faz não descartar totalmente a possibilidade dos jogos serem disponibilizados também desta maneira, o que seria um pouco estranho.

Caso o NX abandone realmente os discos, será a primeira vez depois de duas décadas que a Nintendo seguirá por este caminho e como o último console da empresa a não contar com um drive óptico foi o Nintendo 64, sendo exatamente este um dos motivos dele ter levado uma surra do PlayStation, acredito que a possível aposta cause arrepio em muita gente.

No entanto, por enquanto tudo isso deve ser tratado com cuidado, visto que assim como suas principais concorrentes a Nintendo também tem o costume de registrar patentes que acabam não sendo utilizadas e caso não saiba, o Xbox One foi um videogame que inicialmente não usaria discos, ideia que evidentemente acabou sendo deixada de lado.

Agora, o que acho mais interessante nesse rumor é que ele confirmaria a promessa de Satoru Iwata de que eles nos surpreenderiam, já que até hoje a Nintendo tem feito um trabalho bem fraco quando se trata de qualquer coisa relacionada a internet, principalmente a distribuição digital, o que me faz pensar que não seria dela que eu esperaria um movimento tão radical quando se trata de vender (ou seria transmitir?) jogos pela internet.

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários