Meio Bit » Arquivo » Games » Source poderá salvar vidas

Source poderá salvar vidas

15 anos atrás

É muito provável que você já tenha ouvido falar que a Source, engine usada no Half Life 2 é extremamente versátil e uma boa mostra disso são os infindáveis mods disponíveis para a obra prima da Valve. Levando isso em consideração, o Dr. Shamus Smith da Universidade de Durham resolveu usar o motor usado em um dos mais populares FPSs já criados para desenvolver um simulador que ajudasse as pessoas a fugirem de incêndios.

O pesquisador recriou uma departamento da universidade para servir como base e graças as propriedades de física da engine, é possível saber como o fogo se comportaria, treinar rotas de saída e identificar problemas na engenharia dos edifícios. Sem falar na imersão proporcionada pelos jogos em primeira pessoa. Todo o projeto foi desenvolvido em apenas 3 semanas e contando apenas com um programador.

Além do Half Life 2, o cientista também testou outros jogos comerciais, como F.E.A.R., Doom 3, Far Cry e Quake III Arena, e segundo ele, mesmo existindo ferramentas específicas para essas simulações, os games possuem muitas vantagens, como a facilidade de programação, a possibilidade de serem usados em praticamente qualquer computador, além da poderem ser distribuídos sem dificuldades em comunidades online, por exemplo.

Porém, há as desvantagens. Durante os testes eles perceberam que as pessoas que estão acostumadas a jogar videogame acabam banalizando o perigo. Um exemplo citado foi que os gamers ao verem uma porta em chamas tentavam atravessá-la, enquanto que as pessoas menos familiarizadas com os jogos eletrônicos procuravam outro caminho.

[via Kotaku]

relacionados


Comentários