Home » Games » Twitch se prepara para chutar o Flash e no futuro adotar o HTML5

Twitch se prepara para chutar o Flash e no futuro adotar o HTML5

Twitch começa a transição do Flash para o HTML5: embora os vídeos ainda sejam reproduzidos pelo plugin moribundo da Adobe, o reprodutor agora possui controle feito em HTML5 e Javascript.

4 anos atrás

Laguna_Twitch_logo

Desde a época que Steve Jobs resolveu que o Safari no iOS não usaria Flash que a plataforma da Adobe parece estar com os dias contados. Embora o Flash seja um plugin aceito e ainda compatível com vários sistemas operacionais, muitos webdesigners estão abandonando a ferramenta. Quem adota apenas Flash hoje é exceção. Ou mal informado.

Cheio de vulnerabilidades, o plugin da Adobe foi banido do Firefox recentemente. Em vez de reproduzir o plugin, o navegador da Mozilla simplesmente pede para que o usuário tenha certeza do que está a fazer, bloqueando o Flash por padrão.

Enquanto isso, na internet, muitos sites e ferramentas ou migraram para o HTML5 ou estão em transição. Este é o caso do Twitch.

Laguna_Twitch_VideoPlayer_Redesign

Twitch, mesmo em Flash, agora apresenta controles em visual HTML5 (crédito: Engadget)

Depois que a Amazon comprou o Twitch, alguém se deu conta de que a plataforma de vídeos está toda baseada em Flash. Isso é algo que deixa o Twitch pesado e cheio de vulnerabilidades. Gasto desnecessário com manutenção e segurança.

Embora os vídeos propriamente ditos ainda sejam apresentados em Flash, o Twitch informou que os controles do reprodutor de vídeo já estão usando HTML5 e Javascript em vez dos nativos em Flash. A mudança virá primeiro para os canais dos novos usuários. Usuários mais antigos terão que conviver 100% com o Flash.

O Twitch pode não ser tão grande quanto o YouTube, e aquele é mais voltado ao nicho de gamers que gravam vídeos de gameplay, mas é bom lembrar que a transição completa do Flash para o HTML5 no YouTube levou quase 5 anos, desde os primeiros testes não-oficiais até a eliminação completa do Flash.

Não, isso não quer dizer que o Twitch vá levar 5 anos para fazer a transição, mas provavelmente as transmissões da E3 2016 feitas pelo serviço da Amazon serão quase que totalmente reproduzidas em HTML5.

Fonte: Venture Beat.

relacionados


Comentários