Passaralho na Microsoft: diminuindo foco no hardware mobile, 7.800 funcionários são demitidos

Laguna_MSFT_Nokia_Nadella_Elop

Satya Nadella e Stephen Elop, antigo casal 20 da Microsoft (crédito: Ars Technica)

Microsoft acaba de anunciar que pretender fazer uma reestruturação na área de dispositivos móveis. Traduzindo: ela pretende demitir mais 7.800 funcionários (representam 6% dos atuais 118 mil empregados) e a maioria deles virá da divisão que trabalhava com celulares.

Quando adquiriu a divisão mobile da Nokia por US$ 7,2 bilhões; a Microsoft absorveu 30 mil funcionários. Infelizmente a empresa tem cortado diversos custos desde então e foi demitindo vários deles: pouco menos de um ano depois da aquisição, 12.500 foram procurar emprego em outro lugar.

Satya Nadella, atual CEO, pretende reestruturar a empresa de forma a ter um menor foco no hardware mobile próprio.

Estamos mudando nossa estratégia: em vez de desenvolvermos apenas o negócio de smartphones, queremos também oferecer um belo ecossistema Windows muito além do hardware próprio.
·  
No curto prazo teremos um portfólio mais enxuto e efetivo de aparelhos enquanto reinventaremos a longo prazo o segmento móvel.” — Satya Nadella, no comunicado dirigido aos funcionários

A Microsoft anunciou que o custo de aquisição dos ativos da Nokia Devices and Services (NDS) foi de 7,6 bilhões de dólares; fora os encargos de reestruturação, mais US$ 850 milhões. Infelizmente, o Windows Phone ainda não conseguiu resgatar todo esse custo. Muito pelo contrário: cada celular vendido pela Microsoft (smartphone ou não)prejuízo médio de 12 centavos de dólar.

O tio Laguna espera que os smartphones topo de linha da linha Windows 10 Mobile obtenham sucesso. Só acho um pouco difícil reverter este quadro no curto prazo:

PREVISÃO 2015 DA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DOS SISTEMAS MÓVEIS
Previsão →
Plataforma ↓
Vendas em 2015 (em milhões de unid)Participação de mercado (prevista para 2015)Crescimento anual
Android1.149,379,4%8,5%
iOS237,016,4%23,0%
Windows Phone46,83,2%34,1%
Outros14,21,0%3,9%
TOTAL:1.447,3100,0%11,3%

·  
Segundo a IDC, a previsão é a de que o Windows Phone permaneça num distante terceiro lugar este ano. E a previsão para 2019 é igualmente pessimista para a divisão mobile da Microsoft. Provavelmente mais demissões virão, infelizmente.

Fonte: The Verge.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples