Meio Bit » Arquivo » Hardware » Micro:bit, o computador de bolso da BBC

Micro:bit, o computador de bolso da BBC

BBC apresenta o Micro:bit, computador de bolso voltado a ensinar as crianças os princípios da programação: estudantes britânicos irão recebê-lo de graça

9 anos atrás

micro-bit

Nos anos 1980 a microinformática era basicamente a Festa da Uva. Muitas empresas com ou sem know-how tentaram entrar no mercado e com isso, dúzias de modelos de computadores apareceram. Alguns deles fizeram sucesso e são queridos dos entusiastas e saudosistas até hoje, como o ZX Spectrum, o Commodore 64 e o MSX.

Uma empresa que você nunca esperaria entrar nesse mercado foi a emissora britânica BBC. Em 1981 ela lançou o BBC Micro, um computador desenvolvido pela Acorn Computers com o intuito de ser uma ferramenta educacional. Ele possuía um processador de 2 MHz, a RAM chegava a até 32 kB e armazenamento interno de 800 kB fora suporte a disquetes, claro. Ele rodava uma versão própria do BASIC com mais funções que a da Microsoft e para todos os efeitos, era uma máquina interessante para a época.

bbc-micro

Este é o BBC Micro

De volta ao presente: a BBC decidiu que é hora de voltar ao jogo e anunciou em maio o Micro:bit, um mini-computador inspirado no Micro original, mas só agora está revelando detalhes do projeto, bem como uma lista dos parceiros que abraçaram o projeto.

A ideia do Micro:bit é ensinar os fundamentos de programação às crianças, portanto ele não chegará para competir com o Arduino, Raspberry Pi, Galileo ou similares, mas sim irá trabalhar em conjunto com eles. Ele mede 4 × 5 cm e possui uma porta micro-USB, suporte a BLE, dois botões programáveis, acelerômetro, uma bússola e cinco conectores I/O para liga-lo a outros dispositivos.

A BBC está tão otimista como Micro:bit e sua extrema flexibilidade ao dizer que ele se conecta com tudo, que espera que ele se torne tão influente e importante no Reino Unido na área educacional quanto o Micro foi 30 anos atrás.

micro-bit-001

Por fim ele conta com 25 LEDs que podem ser utilizados para exibir mensagens. A BBC disponibiliza um site que as crianças poderão acessar para escrever seus programas, basta conectar o Micro:bit e alimentá-lo. Durante o evento de lançamento a emissora mostrou o computador ligado a raquetes de pingue-pongue onde os LEDs exibiam o placar, e a um pequeno carrinho-robô controlado via smartphones.

micro-bit-002

A Microsoft ajudou a desenvolver a ferramenta web que os estudantes usarão para programar o Micro:bit

Entre os parceiros da BBC no projeto estão ARM, Barclays, element14, Freescale, Lancaster University, Microsoft, Nordic Semiconductor, Samsung e outras. A emissora irá distribuir um milhão de unidades gratuitamente a estudantes britânicos do sétimo ano, que estão na faixa dos 11 anos. A BBC planeja tornar as especificações open source em breve, bem como estuda começar as vendas do Micro:bit até o fim de 2015.

Fonte: BBC.

relacionados


Comentários