Meio Bit » Arquivo » Games » E encontraram um protótipo do Nintendo Play Station [UPDATE]

E encontraram um protótipo do Nintendo Play Station [UPDATE]

Protótipo do Nintendo Play Station, console que seria lançado em conjunto por Sony e Nintendo e que deu origem ao PlayStation original aparece na internet

9 anos atrás

nintendo-playstation-001

UPDATE: então, quando a história parece boa demais... o tal console de fato é falso, foi criado pelo grupo de customizadores Vadu Amka para tentar arrancar dinheiro de colecionadores. O site francês PXLBBQ descobriu a fraude, admitida pelos engraçadinhos. É uma pena, este é um dos unicórnios da indústria que muita gente gostaria de pôr as mãos.

UPDATE 2: virou a Festa da Uva. O tal dono do console postou um vídeo onde jura de pés juntos que o console é real e não um hoax, e que a declaração do site francês e dos modders é falsa. Entretanto ainda não vimos algo crucial que é o console funcionando (o dono diz não possuir o adaptador AC adequado. How convenient!), sendo assim não dá para saber se ele é real ou não. No mais mantenho o que disse inicialmente, que toda a história em torno do Nintendo Play Station é estranha.

Segue abaixo a história original.

---

A história por trás do desenvolvimento do PlayStation original é um dos capítulos mais curiosos da história dos videogames. Originalmente a Sony e a Nintendo fecharam um contrato em 1988 para a criação de um periférico, um drive de CD-ROM para o então ainda não lançado Super Nintendo, que se chamaria “Play Station” (assim mesmo, separado). Entretanto, o então presidente da Nintendo Hiroshi Yamauchi cancelou o acordo em 1991, descobrindo que os royalties de licenciamento dos games seriam revertidos à Sony e não à casa do Mario, o que não era aceitável.

Ken Kutaragi, o responsável por incluir um chip de som da Sony em cada SNES e até então o engenheiro-chefe do projeto Play Station recebeu a tarefa de limar tudo o que fosse Nintendo do hardware a fim de criar um console próprio. Foi assim devido uma rusga feia, desacordos e brigas na justiça que a Nintendo indiretamente criou o PlayStation, que colocou a Sony na liderança do mercado por mais de uma década.

Disso nós todos sabemos. Também sabemos que como o processo de desenvolvimento do híbrido Sonyn/Nintendo levou três anos é fato que alguns protótipos tenham sido produzidos, mas nenhum jamais foi visto pelo público até agora.

Corta para 2015. Um usuário do Reddit identificado apenas como DanDiebold postou fotos do que parece ser um dos poucos consoles produzidos naquela época que sobreviveram ao tempo, junto com uma história mirabolante. Você não conseguirá ler a postagem original porque a subredditoria /gaming, assim como várias outras se tornaram privadas — por conta de uma baita confusão envolvendo a demissão da diretora de comunicações Victoria Taylor, entre outras coisas a coordenadora dos AMAs — (UPDATE: a Redditoria está aberta mais uma vez), mas eis o que ele contou:

Meu pai fazia parte de uma companhia, e aparentemente um dos caras com quem ele trabalhava — acho que se chamava Olaf — costumava trabalhar na Nintendo e quando essa empresa faliu, meu pai encontrou este console numa caixa que o tal funcionário jogaria no lixo.

A história é estranha, mas algumas coisas batem. Primeiro de tudo, quem em sã consciência jogaria um protótipo tão raro no lixo dada a possibilidade de fazer uma nota preta com ele? Bem, a menos que o antigo dono seja alguém que não precise disso e guarde algumas mágoas a respeito da história acerca do Nintendo Play Station: isso porque o tal “Olaf” mencionado na história pode ser Ólafur Jóhann Ólafsson, mais conhecido na mídia como Olaf Olafsson, hoje VP executivo da Time Warner. Depois de sair da Sony ele atuou como presidente da Advanta Corporation, uma instituição bancária que de fato faliu em 2009.

Mas vamos nos ater ao protótipo: em 1991 Olafsson foi co-fundador, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment Inc., a divisão da companhia japonesa diretamente responsável pela introdução do PlayStation original. Não só isso, ele trabalhou diretamente com a Nintendo durante o desenvolvimento do projeto conjunto. Portanto é plausível que ele possuísse uma unidade do console. É bem legal de notar os elementos emprestados do Super Famicom como o controle e os cartuchos, mas o drive de CD (chamado Super Drive) está lá firme e forte.

Não se sabe sequer se o aparelho funciona, ou qual seria o conteúdo do cartucho encontrado junto com ele. Mas pelas fotos dá para imaginar como seriam as coisas se a Nintendo não tivesse dado um pé na bunda da Sony.

Fonte: Assembler Games; fotos em alta qualidade aqui e aqui.

relacionados


Comentários