Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Família é ameaçada após ensaio fotográfico em linha de trem

Família é ameaçada após ensaio fotográfico em linha de trem

Ensaio fotográfico inocente para o Dia dos Pais nos Estados Unidos acaba gerando polêmica na internet.

9 anos atrás

batman_ensaio_fotografico (1)

Olha ai mais uma notícia que só é possível em tempos de internet e do fenômenos dos linchamentos virtuais (o efeito é devastador e você não precisa sair de casa e nem enforcar ninguém em uma árvore). O fotógrafo Eric Thiele decidiu montar um ensaio fotográfico diferente para comemorar o dia dos pais (que aconteceu ontem nos Estados Unidos). Tudo partiu da vontade do casal Mike e Roxanne Daly de Hartford, Wisconsin em fotografar algo especial junto com seu filho para guardar de recordação.

Muito bem, seguindo a ideia maluca do fotógrafo, o pai se vestiu de Batman, o filho de Robin e ambos foram salvar a mãe que estava em perigo (o clássico donzela nos trilhos do trem). É o tipo de ensaio fotográfico que tem o poder de se tornar viral na rede e se espalhar pelos quatro cantos do globo, e foi justamente o que aconteceu. Todo mundo ficou feliz com o resultado até que algumas reações começaram a se tornar mais violentas. Uma crescente turba de pessoas começou a ameaçar o casal por ter utilizado uma linha de trem para o ensaio fotográfico e ter colocado a vida da pequena criança em risco. A coisa cresceu e alguns descobriram o endereço do casal e começaram a marcar as fotos compartilhadas com essa informação junto com a promessa de fazer uma visita noturna a eles.

batman_ensaio_fotografico (2)

Para piorar a situação, a companhia de trens da região emitiu comunicado dizendo que não autorizou ninguém a utilizar os trilhos para ensaios fotográficos e que muitos acidentes já ocorreram no local. Tanto a família quanto o fotógrafo alegaram que não se  atentaram para a necessidade de uma autorização e que se sentem arrependidos pelo ocorrido. No final das contas Mike, Roxanne e seu filho tiveram que passar a noite em um hotel por medo das ameaças.

Para nós, brasileiros, pode parecer uma coisa absurda essa preocupação. Mas, os trens americanos trafegam em uma velocidade muito maior do que as que vemos em nossas terras e existem vários relatos de fotógrafos e casais que foram atropelados por trens nessas situações (caso 01, caso 02, caso 03). Porém, a meu ver, o problema não é a imbecilidade do ato (quem nunca correu perigo para obter uma boa foto que jogue a primeira pedra), mas a fúria com que a internet responde a esses casos. Por coincidência, estava lendo nesta semana sobre linchamentos e como essa prática ainda existe e é utilizada pelo cidadão para extravasar toda sua angustia para com o sistema e sua falta de oportunidades. Talvez essa seja a tônica da internet nos dias de hoje. Vamos ser raivosos, juízes e executores. Vamos colocar para fora nossas frustrações. Mas, sem tirar o pijama, pois é muito trabalho e vou perder a novela das 8.

batman_ensaio_fotografico (3)

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários