Meio Bit » Arquivo » Indústria » Samsung apresenta sua versão de “caminhão transparente”

Samsung apresenta sua versão de “caminhão transparente”

Conheça o Safety Truck, a ideia da Samsung para diminuir o número de mortes nas estradas por ultrapassagens imprudentes

9 anos atrás

samsung-safety-truck

Estradas matam, essa é a dolorosa verdade. Os fatores são muitos, desde sinalização porca, má conservação e outras, mas em boa parte a culpa recai diretamente no motorista imprudente. Sabe, aquela criatura que quando não está dirigindo e falando no celular ao mesmo tempo tenta a sorte com ultrapassagens ousadas.

O grande problema é quando há um veículo enorme vindo no sentido contrário, e aí Darwin cuida.

Não é de hoje que tentamos educar os motoristas que tentar ultrapassar um grande caminhão é uma das manobras mais arriscadas possíveis, quase nunca dá certo principalmente devido o campo de visão limitado do motorista apressado, que não se preocupa com sua segurança e de seus passageiros mais do que na pressa de chegar no destino.

Nossos hermanos também possuem números bem altos de acidentes nas estradas pelo mesmo motivo: por lá uma pessoa morre por hora no trânsito, sendo 80% do total nas estradas e a maioria, claro por tentativas fracassadas de ultrapassagem. Para ajudar a reduzir esse número o marketing Samsung lançou uma iniciativa interessante, chamada Safety Truck.

O projeto é uma versão de um conceito apresentado em 2009 pelo designer russo Art Lebedev chamado Transparentius: um caminhão recebe uma câmera na parte frontal, que transmite para telões instalados na parte traseira o que está na frente do veículo. Desta forma quem dirige atrás sabe exatamente o que esperar caso tente fazer uma ultrapassagem, por sua conta e risco.

A única coisa que era preciso para o projeto virar realidade era uma empresa grande o bastante se convencer de que isso é importante para reduzir o número de mortos nas estradas. E a Samsung, que tem dinheiro a dar com o pau e que não vive apenas do mercado mobile é uma candidata ideal.

SamsungArgentina — Samsung Safety Truck (English Version)

Há quem questione a viabilidade econômica do Safety Truck. Eu concordo, principalmente se você não é uma multinacional sul-coreana que fabrica entre outras coisas, câmeras e aparelhos de TV. Para a Samsung o custo de instalar o conjunto em cada um dos seus veículos é baixo, mas ainda assim apenas um protótipo do caminhão transparente foi posto para rodar, atendendo uma empresa local de B2B. O mesmo não está mais em serviço.

O próximo passo é rodar os testes necessários e entrar em conformidade com a legislação local, para só então instalar o kit em seus caminhões. E se tudo der certo poderemos ver versões do Safety Truck rodando em mais lugares, talvez até no Brasil caso o Detran não entenda as telas como infração do código de trânsito.

Fonte: Samsung.

relacionados


Comentários