Meio Bit » Arquivo » Ciência » Hack de respeito: drones no Kerbal

Hack de respeito: drones no Kerbal

Modders de vez em quando abusam, e nem falo do cavalo e do piano em GTA. No caso é no Kerbal Space Program, onde um doido criou uma CPU virtual, uma linguagem de script e permitiu que se escrevesse programas para controlar as naves, e outro doido foi além, usando a linguagem para escrever um software de piloto automático de drones dentro do Kerbal.

9 anos atrás

2015-04-19_00003

O Kerbal Space Program é o sonho dourado de qualquer geek que se interesse por exploração espacial. Ele consegue um balanço perfeito entre realismo e jogabilidade, embora tecnicamente não seja um jogo, não no mau sentido.

Randall Munroe, do xkcd brinca que aprendeu mais sobre mecânica orbital brincando com o Kerbal do que trabalhando na NASA. Ele eu não sei mas eu consegui visualizar muitos conceitos pela primeira vez com o Kerbal.

Você tem liberdade de explorar seu sistema solar ou ficar o dia inteiro construindo aviões absurdos, pode jogar em modo sandbox, em modo exploração científica ou em Modo Comercial, onde é basicamente uma SpaceX. Acho justo, a SpaceX usa o Kerbal em suas demonstrações.

Uma das características dele é ser mod-friendly, e os desenvolvedores usam e abusam dessa facilidade. Um desses mods é o kOS, um sistema de piloto automático que funciona com uma janela de terminal e disponibiliza uma linguagem de script. Isso mesmo, você tem uma linguagem de programação para interagir com sua nave e o ambiente.

2015-04-19_00004

Eis que um sujeito resolveu levar esses mods pro 11. Ele criou nada menos quem um software de controle de drones, dentro do Kerbal. Há navegação point and click, detecção e desvio de obstáculos, vôos em formação e até adaptação de parâmetros durante o vôo. Se você manda o drone erguer uma carga, ele reconhece o peso e a posição, altera o envelope de vôo e evita que o que quer que esteja rebocando seja arremessado numa parede.

O negócio é tão sinistro que em um determinado momento um drone perdeu uma das 4 hélices, e conseguiu se manter no ar. Veja que sublime exercício de programação dentro de um programa:

Ozin370 — HoverBot drone - a kOS program

Fonte: Reddit.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários