Meio Bit » Arquivo » Mobile » WWDC 2015 — iOS 9 virá até para o velho Apple A5

WWDC 2015 — iOS 9 virá até para o velho Apple A5

WWDC 2015 — confira as principais novidades do iOS 9 apresentadas na principal conferência anual da Apple aos desenvolvedores. No campo mobile, essa Worldwide Developers Conference também teve como destaque o WatchOS 2.

9 anos atrás

Laguna_WWDC_15_og

Na manhã desta segunda-feira (08/06), a Apple realizou a principal apresentação de sua conferência anual aos desenvolvedores, a WWDC 2015. Entre as principais novidades, temos o WatchOS 2 e o iOS 9.


WatchOS 2

Laguna_watchOS_2_Time_Travel

Capacitor de fluxo não incluso no vira-tempo (crédito: Apple)

O smartwatch da Apple receberá em breve mais uma atualização. O principal recurso novo, Time Travel, lembra bastante a interface timeline do Pebble Time.

Também teremos a Siri melhor adaptada ao relógio e o Bloqueio de Ativação, para evitar que informações muito pessoais vazem com o roubo ou perda do Apple Watch.

O sistema do Apple Watch também ganhará novos mostradores, papéis de parede e um novo modo de utilizar o relógio como um despertador. Em modo Nightstand, quando o relógio estiver ligado ao cabo de recarga, funcionará tentando emular visualmente um velho alarme despertador.

Aliás, o WatchOS 2 me parece simplificar o uso do Apple Watch. Olha, o tio Laguna considera o Android Wear menos complicado, por incrível que pareça.

iOS 9

http://www.youtube.com/watch?v=fSiDIaab2nYApple — The App Effect

No verdadeiro sistema operacional mobile da Apple, teremos novos apps nativos no iOS 9: o CarPlay, o News e o Wallet. Como os próprios nomes denunciam, o CarPlay controla o sistema de entretenimento do automóvel inteligente, o News focará em feeds de notícias relevantes e também teremos no iOS 9 o Wallet, que nada mais é que o Passbook renomeado para brigar com o Google Wallet.

Fora os aplicativos novos (ou renomeados), a Apple promete que a Siri, o Maps e o Notes receberão novos recursos. No caso do Notes, ele poderá receber fotos e desenhos à la Draw Something sincronizados entre seus dispositivos iOS 9. Na parte de segurança, a senha numérica (PIN) recebeu dois dígitos, tendo agora seis deles.

Onde o iOS 9 brilhará mesmo será nos tablets iPad. A palavra-chave é multitarefa.

Laguna_iPad_Slide_Over

Slide Over

Com o recurso Split View, único restrito ao iPad Air 2, podemos ter dois aplicativos dividindo a mesma tela simultaneamente. Já no Slide Over, dá para acessar um app em segundo plano ocupando a maior parte da tela ao mesmo tempo que usamos um app de mensagens. Ou vice-versa. Enquanto isso, no Picture in Picture, como o nome já denuncia, poderemos assistir a um streaming de vídeo em algum canto da tela do iPad com iOS 9 enquanto acessamos outros apps sem precisar interromper o streaming.

Ainda nos iPads, a barra de espaço do teclado (virtual ou mesmo físico) poderá ser usada como atalho em gestos de múltiplos toques. QuickType.

Tudo isso gastando menos espaço no armazenamento do dispositivo: em vez dos vergonhosos 4,58 GB ocupados pela atualização do iOS 8; a Apple promete um update de apenas 1,3 GB no iOS 9. Só a economia de espaço já deixa o novo sistema mais atraente para mais essa atualização. Detalhe: todos os iGadgets que receberam o iOS 8 poderão ser atualizados para o iOS 9.

Laguna_iOS_9_compatible_devices

iPad 2 e iPhone 4S, dois aparelhos de 2011 que receberão atualizações (crédito: Apple)

Isso mesmo, o velho iPhone 4S do tio Laguna ganhará sobrevida ainda maior. Louvado seja o iPad mini 1 com seu simplório Apple A5: para não jogar fora um tablet lançado recentemente, imagino que a Apple tenha se esforçado muito para manter atualizados os dispositivos com o velho processador. Fora o Apple Watch, lançamento mais recente com o Apple A5.

Leia também:

relacionados


Comentários