Meio Bit » Arquivo » Hardware » Resenha: carregador sem fio da DX

Resenha: carregador sem fio da DX

Carregadores sem fio, já são uma realidade? Não na rua, mas e em casa? Será que dá pra experimentar essa tecnologia sem gastar uma baba? Boas novas, dá sim. Com vinte merréis é possível comprar um equipamento decente. Clique e veja como.

9 anos atrás

carregadordomal

Carregamento de celulares por indução é uma promessa que vai demorar a se tornar realmente popular. Em parte por causa dos próprios fabricantes, que já criaram uns 3 ou 4 padrões diferentes. Imagine você oferecer o serviço em seu restaurante e ter que dividir entre mesa pra Nokia, Mesa pra Samsung…

Em casa também não faz muito sentido ter um negócio desses. Em essência você deixa de enfiar o plug em um buraco e passa a usar outro buraco bem próximo. Pode ser uma forma de apimentar um casamento mas faz diferença em celulares?

Pois bem, há dois motivos para alguém usar um carregador desses, os dois me são bem atraentes. Primeiro, você preserva o buraco. Já vi mais de um celular morrer por desgaste de conectores. Quanto menos você usar a porta micro-USB, melhor.

Segundo, carregadores por indução são terrivelmente ineficientes. Esse modelo em questão exige 2 A de entrada mas fornece 1 A de saída. 50% da energia vai pra matar pandinhas afogados, ou algo assim. É ineficiente e antiecológico. Eu adorei.

Mas… funciona?

Funciona, funciona direitinho com algumas ressalvas. A porta USB de meu PC velho de guerra não aguentou, mas foi só ligar o carregador a um carregador de tomada (ficou estranho né?) e tudo funciona.

sku_318660_3

Não é preciso configurar nada, você coloca o celular em cima do carregador e ele começa a chupar energia eletromagnética. Não é tão eficiente quanto uma conexão física mas não é o horror que alguns imaginam. Veja a diferença entre uma carga via cabo e uma sem fio:

CARGA

A carga via cabo foi 1 h mais rápida, mas não acho que isso seja suficiente para inviabilizar o carregador sem fio.

O aparelho em si é uma plataforma de plástico, sem nenhum botão ou comando exceto dois LEDs bem deselegantes, um vermelho de power e um verde indicando carga em andamento. Há uma porta micro-USB e mais nada.

Estou economizando buraco do celular e matando pandinhas, não poderia estar mais feliz. Esse modelo funciona com todo celular compatível com o padrão QI de carregamento sem fio.

Como se chama: Q9 QI Wireless Charging Charger Pad for LG E960 / Google Nexus 4 2G / Nokia Lumia 920 - White

Onde achar: na DealExtreme, neste link aqui.

Quanto custa: no câmbio de hoje, R$ 21,97.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários