Meio Bit » Arquivo » Indústria » O Google quer comprar as suas patentes

O Google quer comprar as suas patentes

Iniciativa do Google pretende facilitar a vida dos proprietários de patentes que têm interesse em fazer negócios com a gigante das buscas.

9 anos atrás

google

É impressionante como, nos últimos tempos, temos acompanhado um aumento expressivo no númerode patentes, principalmente aquelas relacionadas com tecnologia. A impressão que tenho é a de que elas têm se reproduzido mais que porquinho-da-índia. E, assim como há novas patentes sendo registradas diariamente, também há aqueles proprietários que, pelos mais variados motivos, querem se desfazer de suas posses.

Para tentar organizar o mercado de venda de patentes (mas olhando, principalmente, para o seu próprio umbigo), o Google anunciou o “Patent Purchase Promotion”. A iniciativa da empresa tem o objetivo de, a partir de um site criado pela companhia, reunir todos os proprietários de patentes que estejam planejando se desfazer delas. Será como um grande classificado, mas no qual somente o Google poderá comprar.

Os interessados em venderem patentes terão o período de 08/05/2015 até 22/05/2015 para adicionarem as suas patentes no site criado pelo Google. Após este período, ele ficará fechado para novos cadastros e a empresa começará a olhar, de forma individual, todas as patentes cadastradas. Após 26/06/2015, o Google escolherá todas as patentes que possam interessar a empresa e entrará em contato com os vendedores. De acordo com a empresa, a intenção é que o processo seja bem rápido e que os pagamentos sejam feitos até agosto próximo.

Não há dúvida de que o “programa experimental” é uma excelente oportunidade para os proprietários de venderem o seu peixe a sua patente para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Ao mesmo tempo, é impossível negar que, para o Google, é muito mais cômodo ser procurado pelos donos das patentes do que ter que sair procurando aquelas que, no futuro, podem ser interessantes à empresa.

relacionados


Comentários