Meio Bit » Arquivo » Mobile » Dane-se o Apple Watch, eu quero um relógio do Apple II!

Dane-se o Apple Watch, eu quero um relógio do Apple II!

Da série “Faça Você Mesmo”: entusiasta Apple constrói um relógio “inteligente” inspirado no clássico Apple II que funciona de verdade!

9 anos atrás

apple-ii-watch

Eis que hoje o Apple Watch chegou às lojas em alguns países, e como era de se esperar em se tratando de lançamentos da Apple, e contrariando mais uma vez as previsões daqueles que diziam que ele não daria em nada, todos os modelos — mesmo os mais caros — estão esgotados em diversos lugares. No site a fila de espera do Edition já foi jogada para junho, para se ter uma ideia.

Agora, se você não tem o dinheiro necessário para adquirir um mas ainda assim gostaria de exibir um gadget da maçã no pulso, talvez o Apple II Watch seja uma boa pedida.

Falando sério agora: um entusiasta com bastante tempo livre resolveu colocar a mão na massa e criar ele mesmo um “smartwatch” (se é que dá para chamá-lo assim) inspirado no Apple II, talvez o primeiro computador pessoal decente a ser lançado para o grande público. Obviamente que as especificações são bem limitadas, mas ainda assim bem à frente do hardware original: o reloginho conta com um micro controlador Teensy 3.1, que possui CPU ARM de 72 MHz, 256 kB de ROM e 64 kB de RAM, display LCD de 1,8 polegada monocromático com resolução de 160 × 128 pixels, módulo MP3 SOMO II e bateria de 800 mAh. A título de comparação o Apple II original possuía um CPU de 1 MHz e 4 kB de RAM, expansíveis até 64 kB.

O resultado é até bem interessante, o Apple II Watch possui uma interface gráfica até bem bonitinha (se considerarmos o contexto, lógico. É um pouco melhor do que um relógio digital, mas funciona). Ele até possui entrada para disquetes de mentirinha:

Instructables — Apple 2 Watch

Mais uma vez é um caso do espírito hacker falando mais alto: foi feito apenas para saber se é possível, e no fim das contas é um exercício interessante para quem quer brincar de montar hardware.

Ficou interessado? Siga o link abaixo, confira o passo-a-passo e monte o seu Apple II Watch em casa.

Fonte: Instructables.

relacionados


Comentários