Home » Fotografia » Foto causa polêmica no Instagram

Foto causa polêmica no Instagram

A artista Rupi Kaur foi notícia na semana passada ao ter uma foto “polêmica” deletada do Instagram.

4 anos e meio atrás

E já temos a polêmica vazia do mês no mundo da fotografia. Vejam que história deliciosamente ridícula. Rupi Kaur, poeta e artista de Toronto, postou em sua conta no twitter a foto abaixo. A imagem, feita cuidadosamente em uma composição aditiva, revela uma mulher deitada na cama, totalmente vestida, porém com uma mancha vermelha no colchão e em sua calça.

instagram_censura

A foto, simulando claramente a menstruação feminina, tem por objetivo, segundo a artista, desmistificar e desestigmatizar um processo normal e regular que acontece com o corpo feminino. Essa imagem faz parte de uma série de fotos sobre a menstruação para um curso de retórica visual na Universidade de Waterloo. Infelizmente, o Instagram não parece ter senso artístico em relação as imagens postadas no serviço e deletou a imagem sumariamente. No local, uma mensagem singela dizendo que a foto vai contra os termos de uso do Instagram. Como artistas não se entregam facilmente aos desígnios do sistema, Rupi postou a mesma foto outra vez. Novamente a imagem foi limada.

Depois disso Rupi partiu para o ataque publicando uma carta aberta ao Instagram exigindo saber o motivo que levou sua imagem a ser deletada já que outras muito mais explicitas e picantes, graficamente falando, ainda estavam disponíveis on-line em várias contas. A carta foi apreciada e apoiada por dezenas de milhares de pessoas no Instagram e virou manchete nas principais agências de notícias do mundo. Como a coisa cresceu e a propaganda negativa estava pesando, o Instagram decidiu rever sua decisão e voltou a mostrar a foto bloqueada. Segundo a empresa, o bloqueio da imagem não passou de um erro. Um erro cometido duas vezes.

Independente do caso ou de quem está certo, existem vários pontos de vista a serem apreciados neste episódio. Primeiro, sou contra a colocação de que todo trabalho humano é arte. Para mim arte tem que ter um conceito que a explique, algo que nos faça questionar uma realidade ou que nos cause algum sentimento. Deste ponto de vista, por mais que possa parecer ofensivo para algumas pessoas, Rupi Kaur está fazendo arte (chocar também faz parte). O Instagram, como empresa particular que oferece um serviço gratuito, tem o direito de decidir o que pode ou não aparecer em sua página, desde que respeite o contrato de prestação de serviço firmado com o usuário. Mas, como o sistema capitalista é maravilhoso, acaba ganhando quem consegue causar maior propaganda negativa para a outra parte. Nesse caso, quem saiu perdendo foi a empresa, que vai ter que dar o braço a torcer.

Embora toda critica seja válida e lutar pelos seus direitos é algo divino e garantido por Deus, a polêmica não deixa de ser um pouco vazia e vai, fatalmente, ser esquecida em alguns dias. Ponto para Rupi Kaur que soube capitalizar a polêmica e ganhar alguns momentos de atenção  fama.

Fonte: Petapixel.

relacionados


Comentários