Home » Meio Bit » Google » Google quer airbags para pedestres em seus carros automáticos

Google quer airbags para pedestres em seus carros automáticos

Tem gente que acha que airbag pra carona já é luxo, mas o Google não pensa assim. Conseguiram agora uma patente para um airbag externo que ajudará vítimas de atropelamento, se bem que qualquer um lento o bastante pra ser atropelado por aquele carro pokémon deles…

4 anos atrás

Não que aquele Pokémon do Google seja rápido o suficiente para machucar alguém, mas talvez a preocupação sejam os carros do futuro, quando eventualmente o Google demitir os designers ecochatos e produzir carros de verdade.

Aí sim fará sentido a patente que conseguiram. A idéia é que quando o carro detectar uma colisão com um pedera — digo, pedestre, um airbag é acionado para amortecer a colisão. Só há um problema, demonstrado pelo GIF de abertura: inércia, Newton, essas coisas. É preciso que a pessoa não quique.

O Google, que não é burro, sabe disso e propõe usar um material “visco-elástico” para absorver a energia da colisão sem devolvê-la ao atropelado.

A idéia é legal, até porque protege o carro também. Inclusive já tem gente usando o conceito de airbags externos a sério, no caso a Volvo, a empresa mais (ainda bem) neurótica com segurança no ramo da indústria automobilística. Vejam que legal:

CleanMPG — Volvo V40 Pedestrian Airbag

A parte ruim é que isso deve custar uma baba pra trocar, idealmente o sistema de inteligência artificial só acionaria o AirBag se o atropelamento fosse culpa do motorista…

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários