Meio Bit » Mobile » Piratas terão que pagar para legitimar update do Windows 10

Piratas terão que pagar para legitimar update do Windows 10

Microsoft esclarece que usuários de cópias piratas do Windows não terão direito a uma atualização legítima do Windows 10, e terão que pagar para ter suporte

9 anos atrás

windows-10

Sabe o ditado “bom demais para ser verdade”? Pois é, muita gente teve essa sensação quando a Microsoft anunciou dias atrás que mesmo os usuários de cópias piratas de seu sistema operacional teriam direito ao update gratuito para o Windows 10.

Pois bem: agora que a poeira baixou um pouco, um porta-voz da empresa veio a público esclarecer que “não é bem assim”.

É fato que a Microsoft está extremamente comprometida em fazer com que o Windows 10 atinja o maior número possível de usuários, tanto é que o SO será gratuito por um ano para todos os usuários de cópias legitimas das versões 7, 8 e 8.1 no desktop. Ao estender a mão para os piratas e revelar que eles também teriam direito ao update, Redmond deu sinais de que quer bater de frente com as distribuições ilegítimas e buscará fazer dinheiro com o sistema em seus primeiros meses de outra forma.

Isso é de fato verdade, mas nem tudo é como parece ser. Através de uma nota enviada a alguns sites, um porta-voz não identificado esclareceu que:

Apesar de cópias não-genuínas do Windows serem elegíveis à atualização para o Windows 10, ele por si só não alterará o estado da licença. Se um dispositivo for considerado não-genuíno, seu estado permanecerá o mesmo após a atualização.”

Ou seja: seu Windows pirata será atualizado sim, mas para um Windows 10 pirata. Isso quer dizer que o usuário que utiliza uma cópia versão Jack Sparrow não terá direito a suporte ou atualizações automáticas, e não duvido que a versão do SO tenha um limite de tempo para ser utilizada. A desculpa dada é que a Microsoft não pode dar suporte numa versão do Windows que não foi publicada pela empresa, o que faz sentido afinal. Como resolver isso? Obviamente comprando uma licença do Windows 10:

A Microsoft vai providenciar uma um mecanismo de autenticação de cópias não-genuínas do Windows 10 através da Windows Store, desde que sejam versões atualizadas e/ou compradas.”

De minha parte não acho que seja uma má ideia. Ao permitir que os piratas possam atualizar suas cópias do SO para a versão mais recente, a Microsoft tem a chance de convencê-los de que vale a pena migrar para a versão paga e usufruir de suporte legal e atualizações automáticas, entre outras coisas. Claro, desde que o preço seja atraente o bastante para convencer esse pessoal.

Fonte: AT.

P.S.: ainda na parte dos esclarecimentos, o VP global da Xiaomi Hugo Barra veio a público explicar que a empresa chinesa não fez nenhum tipo de acordo com a Microsoft a respeito das custom ROMs para o Mi 4: na verdade Redmond trabalha no programa dedicado ao aparelho e o ofereceu para que alguns poucos membros do fórum da Xiaomi tenham a chance de testar, se inscrevendo em um programa experimental. Nada além disso.

relacionados


Comentários