Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Simulador de profundidade de campo e efeito Bokeh

Simulador de profundidade de campo e efeito Bokeh

Ferramenta on-line fácil e prática ensina para você como funciona a profundidade de campo.

9 anos atrás

simulador_profundidade_campo

Ensinar profundidade de campo é um dos desafios para quem trabalha com fotógrafos iniciantes. Digo que é um desafio pois envolve um pouco de matemática e raciocínio e a maioria das pessoas não espera encontrar isso em um curso de fotografia. Acham que é só apertar um botão. Porém, todo mundo quer saber como faz aquele efeito de desfocar o fundo da foto. Explicando rapidamente, profundidade de campo é a zona de nitidez que se encontra, mais ou menos, perto do plano de foco. Ou seja, quanto menor a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto fotografado vai ficar embaçado (um efeito que chamamos de Bokeh). Quanto maior a profundidade de campo, tudo que está atrás e a frente do objeto vai estar mais nítido.

Três coisas afetam a profundidade de campo:

  • a) abertura do diafragma — quanto mais aberto está o diafragma, menor vai ser sua zona de nitidez. Quanto mais fechado o seu diafragma, maior será sua zona de nitidez.
  • b) distância focal — lentes grande angulares apresentam maior profundidade de campo, enquanto lentes teleobjetivas apresentam menor profundidade de campo. É possível conseguir o efeito Bokeh com uma 200 mm mesmo em f/11.
  • c) proximidade — ao se aproximar mais do objeto fotografado é possível conseguir o efeito Bokeh ao fundo por conta da distância do plano de foco.

·  
Parece complicado? Na realidade não é, mas isso assusta quem está começando. Porém, agora temos acesso a uma ferramenta bem didática para aprendermos essa característica da fotografia. O fotógrafo e programador polonês  Michael Bemowski desenvolveu uma ferramenta on-line onde você pode brincar com as diferentes configurações que influenciam na profundidade de campo e ver o efeito que vai causar na foto em um modelo animado. O Bokeh Simulator & Deph of Field Calculator está disponível on-line e com acesso gratuito.

Você pode escolher entre 8 opções de modelos e 8 opções de paisagens de fundo. Depois deve escolher a distância focal e a abertura de diafragma que vai utilizar. O bacana é que existem vários modelos de câmera que você pode escolher utilizar que vão de câmeras compactas, passando por câmeras reflex com sensor cropado e full frame e chegando nas câmeras médio formato. A próxima configuração que você deve escolher é dizer qual a distância que você estará da modelo. Na parte inferior do aplicativo existe uma régua mostrando como a zona de foco aumenta ou diminui dependendo das configurações da câmera. Eu achei muito didático e pode ser muito útil para entender de uma vez por todas como a coisa funciona.

Fechando o pacote, é possível fazer o download do simulador e utilizar off line (professores de fotografia?). Porém, a ferramenta só roda perfeitamente no Mozilla Firefox.

relacionados


Comentários