Meio Bit » Arquivo » Internet » Meerkat: o app que transforma o Twitter no LiveChat

Meerkat: o app que transforma o Twitter no LiveChat

Conheça o Merkat, o app que permite transmitir streamings ao vivo para seus seguidores do Twitter

9 anos atrás

wrong-meerkat

Ops, Meerkat errado. 🙂

Meerkat. Se você nunca ouviu falar desse nome não te culpo, o app é relativamente novo e só está disponível para iOS. Mas saiba que esse novo aplicativo está dando o que falar lá fora, com várias empresas de olho em seu potencial. Quem não está gostando dele é o Twitter, que já tratou de frear seu crescimento.

Mas afinal, o que ele faz?

meerkat

O Meerkat é um app gratuito que apresenta uma ideia simples, mas que ninguém havia parado para pensar e desenvolver até agora: ele inicia um streaming ao vivo para seus seguidores. Basta abri-lo e começar a filmar. O mais legal é que para assistir não é preciso que outras pessoas tenham o app, ele disponibiliza um link na timeline e qualquer um pode assistir o que você está transmitindo, seja em um dispositivo mobile ou no desktop.

Quando você abre o aplicativo ele exibe alguns streamings que estão rolando em tempo real, para que você possa assistir. Se você vai transmitir algo, basta apertar o botão “stream” e pronto: ele começa a gravar e já compartilha o link com seus seguidores. Há também a opção de agendar transmissões, e nesse caso o Meerkat envia notificações para os seguidores que também tiverem o app instalado quando a hora estiver se aproximando. Simples e prático.

O único porém é que o app não possui opção de replay: terminada a transmissão o usuário poderá salvar o vídeo em seu dispositivo, e posteriormente subi-lo para o YouTube ou outro canal de vídeos, se desejar.

Qual o potencial? Depende. Durante alguns testes a maioria dos streamings que vi não tinham nada demais, apenas pessoas segurando a câmera na frente de suas caras e falando aleatoriedades, nada muito diferente do que muitos vlogueiros fazem hoje em dia. Porém vi um ou outro que aproveitaram oi Meerkat de forma interessante, fazendo transmissões de palestras ou desfiles de moda. Empresas já perceberam isso: o Yahoo! News por exemplo já transmitiu uma entrevista com um senador dos Estados Unidos, e marcas como Starbucks e sites como Mashable também têm feito transmissões através do app. Não há um modelo de monetização ainda, mas é fato que isso não vai demorar muito para aparecer.

E é por isso que o Twitter já mexeu seus pauzinhos. Duas semanas após o lançamento do app, a rede social está limitando o acesso do Meerkat à sua plataforma, o que significa que nem todos os streamings serão notificados aos seguidores. Para completar, no mesmo dia em que anunciou o corte o Twitter revelou que adquiriu o Periscope, um serviço similar. É evidente que o sucesso do Meerkat atiçou o pessoal da rede social, embora oficialmente aleguem que o bloqueio ao app “está de acordo com a política interna da empresa”. Então tá.

Se você está curioso, o Meerkat pode ser baixado aqui.

relacionados


Comentários