Meio Bit » Arquivo » Hardware » Tutorial: como instalar (e remover) o Windows 10 Preview para smartphones

Tutorial: como instalar (e remover) o Windows 10 Preview para smartphones

Você gostaria de testar o preview do Windows 10 e possui um Windows Phone compatível? Aprenda aqui como instalá-lo — e caso bata o arrependimento, removê-lo

9 anos atrás

windows-10-preview-smartphones

A Microsoft liberou na última semana o preview do Windows 10 para smartphones, a fim de dar um gostinho para seus usuários do que vem por aí. Porém não é todo mundo que poderá testá-lo, já que apensas alguns aparelhos mais recentes e mid-high são compatíveis com o demo.

Agora, se você é dono de um dos que foram contemplados e está curioso, siga o texto e aprenda como instalá-lo — e caso bata o arrependimento, como removê-lo.

A saber: os aparelhos compatíveis com o preview do Windows são todos Lumias: 630635, 636, 638, 730 e 830. Isso é legal porque mostra que o Windows 10 terá pleno suporte a aparelhos mais modestos, com SoCs dual-core e apenas 512 MB de RAM, o que em tese pode significar que a versão full chegue para mais aparelhos, diminuindo o rol dos que só receberão um update parcial.

Pois bem, mãos à obra.


Bora instalar!

preview-001

O processo não é muito diferente do empregado no preview do 8.1: em primeiro lugar é preciso aderir ao programa Windows Insider com uma conta Microsoft, não necessariamente a que você normalmente usa. Isso posto, é preciso baixar o app Windows Insider na loja do Windows Phone, se logar e clicar em “Get preview builds”.

Há duas opções que o usuário pode escolher: em “Insider Slow” você receberá updates com menos frequência que se escolher “Insider Fast”, mas por outro lado eles serão mais estáveis. Em suma, aqueles que selecionarem os updates rápidos serão os beta-testers que reportarão erros à Microsoft, a fim de melhorar a plataforma.

preview-003

Feito isso é só confirmar tudo, ir para as Configurações e instalar as atualizações normalmente, como você sempre faz. Porém é bom ficar ciente que seu aparelho ficará ocupado por um bom tempo, baixando e instalando os updates, e ele resetará algumas vezes. Mesmo ao fim do update automático é bom checar manualmente se ficou algo sem atualizar. O processo consumirá em torno de 30 minutos e uma hora, portanto faça um café e relaxe enquanto isso.

Ao fim do processo você terá o preview do Windows 10 funcionando em seu aparelho.

Ah, não gostei! Quero desinstalar, como faz?

preview-004

É bom que os usuários fiquem cientes de uma coisa: treino é treino e jogo é jogo. O preview do Windows 10 é qualquer coisa, menos estável. Você poderá tirar vantagem de muita coisa nova que a plataforma vai trazer mas se você se irrita com erros constantes, é bom passar longe.

Agora, se você instalou e por uma série de fatores quer voltar para o Windows Phone 8.1, este é o caminho que você terá que tomar: a restauração completa do sistema.

Você vai precisar de um PC, conexão com a internet (alguém não?) e o programa Windows Phone Recovery, que pode ser baixado aqui. Uma vez instalado, conecte seu smartphone no computador e ele o detectará. A partir daí é só clicar em “Reinstall software” mas CUIDADO: o programa de recuperação da Microsoft não faz backup de nada, ele vai instalar a versão mais nova do Windows Phone 8.1 em seu aparelho e ele ficará como era quando saiu da caixa.

preview-005

Portanto ficam as dicas:

  • Não instale o preview a menos que saiba que terá que lidar com um programa em fase de desenvolvimento;
  • Não siga tutoriais na internet que disponibilizaram um crack para instalar o Windows 10 em aparelhos não suportados; as chances de dar zica são enormes;
  • Faça backup de seus dados e aplicativos; caso volte atrás seu aparelho terá que ser completamente restaurado.

·  
Dito isso aproveite o período de testes. Se já está utilizando o Windows 10 em seu smartphone deixe nos comentários quais as suas impressões até o momento.

relacionados


Comentários