Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Filmes fotográficos da época da 2ª Guerra são encontrados e mostram conteúdo espetacular

Filmes fotográficos da época da 2ª Guerra são encontrados e mostram conteúdo espetacular

E se você encontrasse 31 rolos de filmes fotográficos não revelados da época da 2º Guerra Mundial? Foi o que aconteceu com o fotógrafo Levi Bettweiser do projeto The Rescued Film. Veja essa aventura.

9 anos atrás

filmes_2º_guerra

Já ouvimos histórias parecidas com essa nos últimos anos. Negativos perdidos de um momento importante da história do século XX são encontrados e demonstram conteúdo relevante para entendermos o dito período. Aliás, fica aqui uma observação. Enquanto fotografias digitais são perdidas aos milhares em HDs ou cartões de memórias defeituosos, as cópias em negativo ou papel de décadas atrás se mantém firmes e fortes, sofrendo a ação do tempo, é claro, mas ainda testemunhos impressionantes da nossa história, seja social ou familiar.

Dentro desta visão, é bacana descobrir que existem projetos como o The Rescued Film. Capitaneado pelo fotógrafo Levi Bettweiser, o objetivo do projeto é procurar pelo mundo filmes ainda não revelados, de qualquer tema ou qualquer idade, e trazer essas fotos ao conhecimento do público. Claro que muito do que é encontrado é apenas registro familiar (eu mesmo encontrei alguns rolos de negativos não revelados na última faxina do estúdio), mas algumas surpresas ainda podem ser encontradas.

Uma delas aconteceu no final de 2014. Ele adquiriu em um leilão em Ohio 31 rolos de filmes preto e branco que foram utilizados por um soldado durante a 2º Guerra Mundial. Não havia indicação do nome do soldado que fez as fotos e nem as datas específicas, mas vários dos rolos estavam marcados com nomes de locais, como Boston Harbor, Lucky Strike Beach, LaHavre Harbor. É o tipo de coisa que você acaba comprando sem saber no que vai dar. Os negativos podem estar em perfeitas condições, ou não.

Segundo Bettweiser o primeiro rolo a ser revelado é sempre o mais angustiante, pois ele pode ser uma indicação do estado de conservação do lote inteiro. Felizmente, ele foi bem sucedido e revelou uma quantidade enorme de imagens que mostram um pouco do cotidiano das tropas durante o período. Com certeza um tesouro histórico inestimado. O próprio Levi Bettweiser gravou um vídeo fantástico de 10 minutos sobre essa aventura que pode ser encontrado na página do projeto.


Undeveloped World War II Film Discovered from The Rescued Film Project

Vejam algumas das imagens que surgiram do tanque de revelação.

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.56.24-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.56.34-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.56.41-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.57.24-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.57.36-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.58.06-AM

Screen-Shot-2015-01-16-at-10.58.49-AM

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários