Home » Games » Games para PC » Hatred recebe a temida classificação “Adult's Only”

Hatred recebe a temida classificação “Adult's Only”

Após causar muito polêmica por seu tema, o jogo Hatred recebeu a classificação etária Adult's Only, sendo apenas o segundo jogo na história e ter este selo devido a violência mostrada nele.

5 anos atrás

hatred

Desde o seu anuncio o jogo Hatred indicava que teria produção e lançamento cercados por polêmicas. Desde o suposto apoio a um grupo radical até o banimento do Steam, o que resultou num posterior pedido de desculpas feito por Gabe Newell, a criação da Destructive Creations tem conseguido aquilo a que se propôs: chamar a atenção pela violência gratuita.

Agora o título que nos colocará na pele de um psicopata que inicia uma cruzada genocida volta às manchetes, mas por causa da classificação etária dada pelo órgão responsável nos Estados Unidos, a ESRB. O que tem chamado a atenção é que o título recebeu o selo Adult's Only, mesmo não tendo conteúdo sexual e isso é tão raro que apenas outro jogo foi classificado desta maneira, o Thrill Kill, que vale dizer, nunca foi lançado.

Bem, eu não estou convencido do motivo pelo qual o Hatred foi classificado como AO, já que não possui conteúdo sexual, mas ainda assim é um tipo de conquista ser o segundo jogo classificado como AO pela violência e linguagem desagradável, mesmo que a violência não seja tão cruel e a linguagem dura não seja utilizada em excesso,” declarou um dos desenvolvedores no fórum oficial. “Eu preferiria que o jogo recebesse uma classificação M+, porque com a AO teremos problemas em aparecer nos consoles no futuro, mas por outro lado acho que os caras (nosso fãs) ficariam desapontados com isso.

Embora o comentário possa indicar o contrário, é muito provável que os responsáveis pelo Hatred estejam preocupados, já que esta classificação pode prejudicar bastante as vendas. O problema é que que as fabricantes de consoles não aceitam que títulos assim sejam publicados em suas plataformas e mesmo o Steam não possui nenhum jogo Adult's Only. Será que isso poderá fazer com que a Valve volte atrás?

Bom, o fato é que qualquer desenvolvedora evita receber este selo, o que fez com que produções como Indigo Prophecy, Grand Theft Auto: San Andreas e Manhunt 2 tivessem algumas partes modificadas para se encaixarem como jogos Mature, ou seja, recomendados apenas para maiores de 17 anos.

Pelo jeito os poloneses da Destructive Creations preferem manter sua liberdade criativa, o que acho elogiável, só que terão que pagar um preço por suas convicções e talvez eles não tenham se dado conta de que isso poderá não acontecer agora, mas com seus futuros projetos.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários