Meio Bit » Arquivo » Mobile » Jogos de Espiões: dessa vez Alemanha é vítima — mas não muito

Jogos de Espiões: dessa vez Alemanha é vítima — mas não muito

Espião agente duplo (na verdade quase triplo) vendendo segredos de Estado da Alemanha para os EUA. Culpa da CIA? Com certeza, mas por mais que ninguém que fale alemão possa ser má pessoa, eles não estão totalmente limpos também…

9 anos atrás

logo

Depois que saíram do Egito os hebreus foram atrás da Terra Prometida, e Deus, que não era bobo nem nada, mandou Moisés (Números 13:1) enviar 12 espiões para avaliar as defesas, recursos econômicos, potencial estratégico das cidades em seu caminho. 10 voltaram com péssimas notícias, menos os de Jericó.

Enviados por Josué, os dois espiões chegaram incógnitos na cidade, que já estava se armando contra os israelitas, que não tinham deixado boa fama pelas vilas onde já tinham passado. Eles encontraram seu contato, uma dama que troca favores por dinheiro chamada Raabe.

Ela ocultou os espiões em seu telhado, quando as tropas do Rei de Jericó chegaram ela os despistou, depois arrumou para os espiões fugirem em segurança, dizendo basicamente “Olha, eu sei que vocês estão passando o rodo, que Deus é Dez e detonou o Mar Vermelho, etc, então quero ficar do lado dos vencedores. Vocês garantem a segurança da minha família e eu dou as dicas das paradas, manja?”

Assim foi feito, e com sua Misericórdia Habitual o Senhor foi justo com Raabe Josué cumpriu a promessa:

Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
·
Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.”
·
Josué 6:21-23

jos02_01b

Outros não tiveram tanta sorte, claro:

E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento.

Jericó não foi a primeira nem será a última cidade a cair por causa de espionagem, talvez a segunda profissão mais antiga, que continua firme e forte apesar de ser quase tão mal-vista (mas requisitada) quanto a primeira.

Muita gente achou que depois de Chelsea Manning e do Nerd Fofoqueiro Edward Snowden a CIA, a única agência de espionagem do mundo iria fechar, mas misteriosamente tudo continua. O mais divertido foi ver a geração que enxerga o mundo em preto e branco bater palmas para países com longas tradições na arte da espionagem se fazendo de indignados. O nome disso é protocolo, e a NSA fez sua parte abaixando a cabeça e aceitando a bronca.

Ano passado a CIA hackeou computadores de um comitê do Senado que investigava… excessos e tortura cometidos pela CIA durante o Governo Bush. Final da história? Um comitê interno da CIA concluiu que “não houve má-fé” e que os agentes cometeram um engano.

Agora outro barraco. De novo, nada a ver com o Wikileaks, o Ego das Relações Internacionais. Dessa vez envolvendo a Alemanha. Já tinha pegado (muito) mal a NSA hackear o celular da Angela Merkel, mas um tal Markus R. fez pior.

Preso por espionagem ele confessou estar trabalhando para a CIA. Era um agente-duplo, com grandes ambições. Em um e-mail para a embaixada russa Markus oferecia documentos secretos. Queria virar um agente-triplo.

Pior: como todo espião zé-ruela Markus era um mané com dinheiro. Em 2 anos ele vendeu para a CIA 200 documentos top-secret do governo alemão, recebendo por isso a incrível quantia de… US$ 34 mil.

russia-spies-home

Essa moça se chama Anna Chapman, ou А́нна Васи́льевна Ча́пман. Casou com um britânico para obter dupla nacionalidade, depois emigrou para os EUA, como parte do programa de espiões ilegais da Rússia. Igual na série The Americans. Ela permaneceu incógnita até 2010, quando foi presa. Sim, é a versão real da Viúva Negra. Foi solta em uma troca de espiões, e hoje trabalha com TV. Oficialmente.

O prego no caixão? Markus era funcionário com nível top-secret da Bundesnachrichtendienst, a agência de inteligência estrangeira alemã. Entre os documentos vendidos estaria uma lista com 3.500 espiões alemães espalhados pelo mundo.

A CIA é a vilã da história, da mesma forma que a KGB era quando fazia o mesmo, e o Markus R é um FDP, vender segredos de seu país, a um aliado, em tempo de paz é canalhice. Colocar em risco a vida de colegas agentes é pior ainda (suspeitam que ele negociou com Afeganistão e outros). Fazer isso por troco de pinga então?

Curioso mesmo é reparar que enquanto a bomba estoura na mão do Markus e da CIA, ninguém se atenta ao detalhe: a Alemanha tem 3.500 espiões espalhados pelo mundo. Dá pra PARAR com essa hipocrisia de que só a CIA espiona os outros?

O Mundo tem muito mais do que 50 tons de cinza. Lidar com absolutos, onde todo mundo é bom ou mau é simplório, e convenhamos, péssimo, afinal de contas essa visão monocromática está dando carta branca pra Alemanha.

Fonte: SN.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários