Meio Bit » Arquivo » Ciência » Europa lançará salsicha espacial dia 11 de fevereiro

Europa lançará salsicha espacial dia 11 de fevereiro

Não perca, dia 11 de fevereiro a Europa vai lançar ao espaço… o IXV, um troço com formato esquisito.

9 anos atrás

dn25275-1_1200

Houve um tempo em que todo mundo estava construindo ônibus espaciais. Os EUA tinham o Shuttle e mais uns dois ou três modelos em planejamento, os russos tinham o Buran e os europeus tinham o Hermes. Quando viram a conta da brincadeira, os russos aposentaram o Buran depois de um vôo, não-tripulado, e os europeus desistiram do Hermes.

O orçamento foi repetidamente cortado e agora só podem fazer testes para um futuro hipotético e improvável veículo reutilizável. Esses testes serão feitos com o Intermediate eXperimental Vehicle — IXV, essa coisa aí de cima, que parece uma salsicha ou com um shuttle que alguém comicamente cortou o bico e levou o resto embora.

Esse troço, espera-se, voa, ou pelo menos cai com estilo.

10-17-2014_2

Se tudo der certo dia 11 de fevereiro esse troço esquisito de 5 metros e quase duas toneladas (com combustível) será lançado de um foguete Vega, na base da ESA na Guiana. Como não é objetivo que ele entre em órbita, será lançado em direção Oeste, o que garante novos ONVIs no Maranhão.

O IXV atingirá uma velocidade de 7,5 km/s, altitude máxima de 420 km e então cairá, com estilo espera-se, em direção ao Oceano Pacífico, usando jatos de manobra e dois flaps traseiros para realizar uma descida controlada.

Chegando perto do solo mar, comprovando que não tem elegância nenhuma, o charutão acionará dois para-quedas para finalizar a descida.

Claro que desejamos boa sorte para a missão, mas esse tipo de mentalidade conservadora, tanto da ESA quanto da NASA é que as colocará atrás de programas espaciais como os da China, Índia e SpaceX.

Quando a SpaceX testou pela primeira vez a Dragon, a NASA queria que fizessem um lançamento e rendezvous com a ISS em uma missão, e testassem acoplagem em outra. Elon Musk basicamente perguntou se eles achavam que ele tirava dinheiro do fiofó, e pombas, se você decolou, deu certo, chegou até a estação, deu certo, pra quê esperar? Testa logo o próximo passo.

E assim foi feito.

Esse teste da IXV vai ser um belo espetáculo mas objetivamente equivale a eu medir a garagem para ter certeza de que o Aston Martin DB9 que sonho comprar, cabe nela.

Fonte: SFN.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários