Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Visualização offline: Netflix é contra, Amazon é a favor

Visualização offline: Netflix é contra, Amazon é a favor

Netflix diz que nunca liberará modo offline a clientes; já Amazon quer que usuários possam assistir seus vídeos em qualquer hora e lugar, com conexão ou não.

9 anos atrás

frank-underwood-no-offline-for-you

Todo mundo adora o Netflix. A praticidade de assistir seus filmes e séries favoritos em qualquer lugar, em qualquer dispositivo e do ponto de onde você parou fazem valer com gosto cada centavo investido por mês. Entretanto, muita gente gostaria que o serviço passasse a permitir visualização offline, principalmente para driblar conexões de rede muito ruins.

Embora outras empresas permitam isso, o diretor de comunicações corporativas e tecnologia Cliff Edwards foi categórico: playback off-line não vai acontecer. Nunca.

Para Edwards, permitir que os usuários possam assistir o conteúdo da Netflix sem uma conexão à internet é apenas “uma solução de curto prazo para um problema maior”, sendo este o acesso e a qualidade das conexões Wi-Fi. O desejo da empresa é que nos próximos anos tanto o acesso quanto a velocidade de conexão estejam melhores, pondo um fim daqui a cinco anos no termo “assista online”, segundo o executivo.

Claro, é preciso levar em conta que há outras questões envolvendo a decisão da Netflix em não permitir o playback offline, e muito provavelmente o DRM é uma delas. Claro que outros serviços como iPlayer da BBC permitem que o usuário baixe seus vídeos, mas a regra é não dar chance aos usuários conseguirem ter acesso à mídia diretamente para compartilhá-la de forma indevida. Netflix é assim, Crunchyroll também, e diversos outros seguem nesse esquema.

A Amazon entretanto pensa diferente. Em resposta à declaração de Edwards o VP de Vídeo Digital Michael Paull fez um discurso mais conciliador, anunciando que a opção de assistir vídeos offline será disponibilizada em outros dispositivos além dos tablets Kindle Fire no futuro.

Nós queremos que nossos clientes possas assistir seus vídeos em qualquer dispositivo, em qualquer lugar – é por isso que o Amazon Prime Instant Video é o único serviço dos EUA que permite visualização offline. O recurso já está disponível nos tablets Kindle Fire e vamos introduzir a novidade em mais devices no futuro.”

Como minha conexão é até certo ponto estável, assistir offline não chega a ser algo que eu sinta falta, até porque não tenho o costume de consumir vídeos em trânsito. Entretanto muita gente gostaria e enquanto o Netflix joga um balde de água fria em seus usuários, a Amazon tenta abraçar os insatisfeitos, afinal são negócios.

Fonte: TechRadar.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários