Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » Novas da Apple: vitória em processo antitruste e vendas online suspensas na Rússia

Novas da Apple: vitória em processo antitruste e vendas online suspensas na Rússia

Apple se safa de processo em que era acusada de monopolizar o mercado de músicas digitais; loja online sai do ar na Rússia devido à crise do rublo.

9 anos atrás

apple-logo

A Apple, a gente sabe não é uma empresa boazinha (a bem da verdade NENHUMA empresa é, sua missão é dar lucro e nada mais). O grande problema é que na posição de uma das mais poderosas e lucrativas do mundo, ela acabou se tornando um alvo e tanto.

O mais recente rolo em que se envolveu foi o processo para averiguar se Cupertino violou as leis antitruste dos Estados Unidos, sob acusação de ter monopolizado o mercado de músicas digitais. Ontem saiu a decisão, com o júri ficando do lado da Apple.

A decisão foi unânime: o corpo de oito jurados entendeu que as medidas utilizadas pela Apple ao atualizar o iTunes em 2007, que entre outras coisas a levou a deletar deliberadamente músicas adquiridas em lojas de rivais dos iPods de seus usuários foram benéficas no sentido de fortalecer a segurança de seus dispositivos, adicionando mais recursos e por fim beneficiando os usuários. A defesa da Apple se apoiou em serviços de consoles de videogames: tanto a PSN quanto a Xbox Live e a Nintendo eShop possuem softwares que trabalham exclusivamente com seus hardwares, e não aceitam produtos de outras empresas por seus ecossistemas serem absolutamente fechados.

O argumento acabou colando, bem como a explicação que o DRM utilizado na época em que as músicas foram deletadas dos iPods era um remédio amargo, mas necessário, tendo em vista os acordos com gravadoras que então assinara. No fim a Apple se safou de pagar uma multa que poderia chegar a US$ 1 bilhão (troco de pinga, mas a ordem é não pagar nada) caso fosse comprovado que a empresa tivesse utilizado práticas anticompetitivas. Como era de se esperar, as partes que entraram com a ação contra a Apple já anunciaram que irão recorrer.

russian-rubles

Mudando de Budweiser para Stolichnaya, a situação na Rússia não anda nada boa. O rublo, a moeda local está num ritmo de desvalorização feroz, só ontem ela caiu 20% e hoje já abriu caindo mais. A desvalorização frente ao dólar durante o ano de 2014 já passou dos 50%, o que levou a Apple a reajustar os preços de seus produtos por lá em até 25% para frear o prejuízo.

Só que como o rublo está numa queda desenfreada e Moscou anunciou que vai vender suas reservas em moedas estrangeiras para conter a crise, a Apple tomou uma decisão drástica: ela tirou a loja online do ar, o que foi confirmado pelo porta-voz Alan Hely:

Nossa loja online na Rússia está fora do ar momentaneamente enquanto reajustamos os preços. Pedimos desculpas aos clientes pelo inconveniente.

A situação não é nada boa, embora mesmo com a crise os preços dos iGadgets saem mais baratos lá do que aqui. E olha que um real vale hoje 24,49 rublos…

Fontes: r/c e BB.

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários