Não existe tecnologia à prova de idiotas. Ou de espertões

9c99ff1199319663db99a7d000325e49f6bbbb9f94d6d3ab4421dff30f718a35

Um velho ditado da engenharia de projetos diz que se você fizer um sistema que até um idiota consiga usar, só um idiota o usará. É mentira. Primeiro, você deve evitar que idiotas usem seu sistema. Segundo, eles vão usar de qualquer jeito, e por mais que você faça algo idiot-proof nunca fará esperto-proof o suficiente.

A impressora-laser vai ser totalmente à prova de papel embolado, até o JÊNEO tentar fazer os convites do aniversário da filha, em papel cartão 850 g metalizado, e descobrir que não funciona.

causo do dia é um bom exemplo. Ocorreu no Aeroporto Internacional Sanya Phoenix, em Hainan, China. Foi basicamente isto:

1113580049_14181151533771n

Eu explico: depois que o vôo MU2331 da China Eastern, vindo de Xi’an pousou, um zé ruela sentado em uma das saídas de emergência decidiu que era o espertão, Rei da Cocada Preta e o passageiro mais importante do avião, então as instruções de segurança, que falavam de “agilizar a saída do avião” existiam para conforto de Sua Majestade, ELE.

O abestado abriu a porta de emergência, acionando o escorregador, veja.

China View — Passenger deploys emergency slide to get off plane early

O resultado? Duas horas até o desembarque, e mais de US$ 16 mil em custos para substituir a porta e o escorregador, além de testar, certificar, etc, etc, etc.

O retardado se justificou dizendo que não tinha prestado atenção nas instruções, e que não entendeu que a saída de emergência era somente para as emergências. Afinal, não é como se estivesse ESCRITO “saída de emergência” em algum lugar, né?

O pior de tudo é não saber se o sujeito realmente é mais burro que aquela minhoca que emularam no robozinho de LEGO, ou é extremamente cara-de-pau e está tentando um senhor João-Sem-Braço pra se livrar de uma multa gloriosa.

Fonte: ABC.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples