Meio Bit » Arquivo » Hardware » Não existe tecnologia à prova de idiotas. Ou de espertões

Não existe tecnologia à prova de idiotas. Ou de espertões

Você não vai acreditar no que esse idiota fez em um avião na China. E como não somos o Buzzfeed, eu conto sem clique: o imbecil abriu a porta de emergência e acionou o escorregador, pra “desembarcar mais rápido”.

9 anos atrás

9c99ff1199319663db99a7d000325e49f6bbbb9f94d6d3ab4421dff30f718a35

Um velho ditado da engenharia de projetos diz que se você fizer um sistema que até um idiota consiga usar, só um idiota o usará. É mentira. Primeiro, você deve evitar que idiotas usem seu sistema. Segundo, eles vão usar de qualquer jeito, e por mais que você faça algo idiot-proof nunca fará esperto-proof o suficiente.

A impressora-laser vai ser totalmente à prova de papel embolado, até o JÊNEO tentar fazer os convites do aniversário da filha, em papel cartão 850 g metalizado, e descobrir que não funciona.

causo do dia é um bom exemplo. Ocorreu no Aeroporto Internacional Sanya Phoenix, em Hainan, China. Foi basicamente isto:

1113580049_14181151533771n

Eu explico: depois que o vôo MU2331 da China Eastern, vindo de Xi'an pousou, um zé ruela sentado em uma das saídas de emergência decidiu que era o espertão, Rei da Cocada Preta e o passageiro mais importante do avião, então as instruções de segurança, que falavam de “agilizar a saída do avião” existiam para conforto de Sua Majestade, ELE.

O abestado abriu a porta de emergência, acionando o escorregador, veja.

China View — Passenger deploys emergency slide to get off plane early

O resultado? Duas horas até o desembarque, e mais de US$ 16 mil em custos para substituir a porta e o escorregador, além de testar, certificar, etc, etc, etc.

O retardado se justificou dizendo que não tinha prestado atenção nas instruções, e que não entendeu que a saída de emergência era somente para as emergências. Afinal, não é como se estivesse ESCRITO “saída de emergência” em algum lugar, né?

O pior de tudo é não saber se o sujeito realmente é mais burro que aquela minhoca que emularam no robozinho de LEGO, ou é extremamente cara-de-pau e está tentando um senhor João-Sem-Braço pra se livrar de uma multa gloriosa.

Fonte: ABC.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários