Meio Bit » Arquivo » Games » Steam ganha serviço de transmissão no estilo do Twitch

Steam ganha serviço de transmissão no estilo do Twitch

Steam recebe um interessante recurso que nos permite assistir aquilo que nossos amigos estão jogando, de maneira parecida com aquilo que serviços como o Twitch oferece.

9 anos atrás

steam-broadcasting

Hoje podemos dizer com segurança que transmitir pela internet o que estamos jogando é uma tendência que veio para ficar. Tanto o Xbox One quanto o PlayStation 4 possuem ferramentas que facilitam bastante esse processo e com a Amazon tendo investido quase US$  1 bilhão na aquisição do Twitch, muitas pessoas ainda deverão aderir à prática.

Diante de tamanho interesse, eu sempre me perguntei o motivo do Steam não oferecer um recurso semelhante, pois embora possamos fazer tais transmissões no PC utilizando outros serviços, será que não valeria a pena a loja ter uma solução integrada que tornasse tudo mais simples? Pois pelo jeito valia.

De forma até certo ponto surpreendente, a Valve anunciou o Steam Broadcasting, novidade que nos permitirá transmitir aquilo que estivermos jogando e que segundo os criadores foi desenvolvido com a intenção de tornar o mais simples possível tanto as transmissões quanto o ato de assisti-las.

Na verdade, a menos que você desabilite o recurso no painel de configurações, todas as sessões de jogatina estarão prontas para serem exibidas para o mundo e para que a transmissão tenha início, basta que um amigo peça para acompanhá-la. Caberá então ao jogador decidir se permitirá isso e quem poderá assistir: se apenas os que convidarmos, somente aqueles que fizerem o pedido, todos os amigos ou qualquer pessoa. Então, quando ninguém mais estiver vendo o que você estiver jogando, a transmissão será interrompida automaticamente.

steam-broadcasting-2Já do lado do espectador a coisa será igualmente simples, bastando procurarmos na nossa lista de amigos aqueles que estiverem jogando e ao clicar sobre o seu nome com o botão direito, escolher a opção Watch Game. Isso poderá ser feito através do próprio cliente do Steam ou pelo site, mas neste caso saiba que apenas o Chrome e o Safari são suportados.

Por se tratar de algo que ainda está em fase de testes, apenas aqueles que utilizam a versão Beta do Steam terão acesso ao Broadcasting e por enquanto ainda não existe uma maneira de armazenarmos as transmissões, nem de faturarmos com elas, sem falar na ausência de recursos que muitos consideram fundamentais, como exibir a imagem da webcam, mas eu não duvido que tudo isso apareça com o passar do tempo.

No momento estou curioso para ver como será a recepção por parte dos usuários, pois considero esta uma ótima adição ao Steam, principalmente por ser mais uma boa maneira de conhecermos mais alguns jogos e por nos permitir estreitar o contato com nossos amigos, mas para que isso aconteça, acredito que a novidade precisará ganhar alguns recursos, como a possibilidade de mostrar ao jogador as mensagens que estão lhes sendo enviadas.

É, agora ficou claro o porque do Steam nunca ter recebido uma integração nativa com o Twitch.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários