Meio Bit » Arquivo » Indústria » SpaceX vai tentar o primeiro pouso controlado do Falcon 9

SpaceX vai tentar o primeiro pouso controlado do Falcon 9

Boas novas, pessoal: nosso Tony Stark preferido, Elon Musk anunciou que não só o próximo lançamento do Falcon 9 será feito com o trem de pouso instalado, como irão tentar pousar em uma plataforma flutuante, pela primeira vez reaproveitando o foguete, jogando os custos lá embaixo e os satélites lá em cima…

9 anos e meio atrás

destination-moon-silver-rocket

Uma das deliciosas ironias da vida é que um grupo tão criticado, os ilustradores e designers de capas e filmes de ficção científica dos Anos 50, estão rindo por último. Quase sempre seus desenhos mostravam foguetes pousando na vertical, para desespero de todo mundo que sabia que foguetes tinham vários estágios, eram incapazes de efetuar manobras de retorno controlado e muito menos pousar suavemente em algum lugar.

Agora a SpaceX está fazendo exatamente isso. Primeiro com o foguete de testes Grasshopper, depois com o 1º estágio do Falcon 9, que fez vários pousos de teste na água.

Cardoso_SpaceX_Falcon9_landing

No último lançamento a SpaceX precisou de cada grama de combustível, então o foguete subiu perneta. Já no próximo lançamento, dia 9 de dezembro não só o trem de pouso será parte do foguete como pela primeira vez será tentado o pouso em uma plataforma sólida. Até hoje ele só pousou no mar.

Elon Musk revelou que está sendo construída uma plataforma flutuante de 90 × 50 m, que será rebocada até a região do Atlântico onde os Falcons costumam pousar. Eles tentarão descer o bicho na plataforma. A idéia é fazer isso várias vezes, em vários vôos, até terem segurança nos procedimentos e então fazer o Falcon 9 pousar próximo à plataforma de onde decolou minutos antes.

Se conseguirem isso significará uma mudança e tanto para a planilha de custos da SpaceX, pois os estágios hoje descartados serão recondicionados, reabastecidos e colocados para voar de novo. Hoje o combustível representa 0,3% do custo de um Falcon 9. Reaproveitando o foguete esperam que o custo de cada vôo baixe 10 vezes.

Ou seja: teremos foguetes decolando e pousando verticalmente, voando a preço de banana, rotineiramente. Iguais aos que revistas de ficção científica apontavam.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários