Home » Destaques » Samsung abre caminho para memórias RAM DDR4 de 128 GB

Samsung abre caminho para memórias RAM DDR4 de 128 GB

Samsung inicia produção em massa de memórias RAM DDR4 de 32 GB com chips de 8 Gb para servidores; modelos de 128 GB podem estar a caminho

4 anos atrás

samsung-ddr4-module-8gb-chips-001

A Samsung está trabalhando com memórias DDR4 desde o ano passado, mas agora está entrando na reta decisiva: os módulos de 32 GB com memórias de 8 Gb, com processo de litografia de 20 nanômetros enfim entraram na fase de produção em massa, mas por enquanto a novidade é destinada apenas a clientes corporativos.

Em 2013 a Samsung iniciou o processo de produção de memórias de 4 gigabits, o que resultou em módulos de 32 GB com frequência de 2.133 MHz, mas que podem atingir a média de 2.667 MHz. Isso é uma performance 25% melhor mas com consumo de energia reduzido em até 30%. Agora os módulos com chips de memória de 8 Gb, chamados de Registered Dual In-Line Memory Module (RDIMM) são capazes de atingir uma taxa de transferência de 2.400 Mb/s, um aumento de performance de 29% comparado às memórias DDR3 de 1.866 Mb/s. Essa geração de chips vem fazer companhia aos voltados para smartphones, que podem adicionar uma capacidade de RAM bem grande para nossos gadgets.

samsung-ddr4-module-8gb-chips-002

Mas não para por aí. Embora os primeiros modelos de memórias RAM DDR4 sejam de 32 GB, os chips de 8 Gb permitem a fabricação de pentes de até 128 GB, mas de qualquer forma ambos os modelos só serão voltados para servidores e equipamentos de alta performance num primeiro momento, até pelo preço final que não será muito acessível.

Por fim, ainda não temos computadores pessoais que suportem o novo formato de memória, já que somente a linha Skylake da Intel introduzirá o DDR4 em desktops e notebooks em 2015. Hoje até temos a linha Haswell-E, mas ela é somente para quem tem grana para queimar. Portanto ainda teremos que esperar um bocado para termos pentes de RAM de 128 GB em nossos computadores (novos, já que teremos que trocar tudo).

Fonte: ST.

relacionados


Comentários