Home » Games » Placas mais antigas da nVidia ganham suporte à tecnologia DSR

Placas mais antigas da nVidia ganham suporte à tecnologia DSR

Novo driver da nVidia permite que placas das das séries GTX 400, 500, 600 ou 700 (GPUs Fermi e Kepler) tenham suporte ao Dynamic Super Resolution, tecnologia que faz com que os jogos alcancem resoluções 4K mesmo em monitores Full HD (com downsampling, é claro).

5 anos atrás

dsr

Quando a nVidia lançou as placas com GPU Maxwell, como a GTX 980, uma das novidades era uma tecnologia batizada como Dynamic Super Resolution, ou simplesmente DSR. O objetivo com ela era bem simples: fazer com que um jogo pudesse ser executado em resoluções bem altas, como 4K, mesmo em uma tela Full HD, o que melhora consideravelmente a qualidade da imagem por funcionar como um anti-aliasing de força bruta.

Aqueles que permaneceram com suas placas antigas infelizmente não podiam aproveitar a técnica, mas com o lançamento do driver 344.48 WHQL, essa limitação felizmente ficou para traz, pois se você possui uma GeForce das séries GTX 400, 500, 600 ou 700 (GPUs Fermi e Kepler), já pode encarar seus jogos com imagens bem mais bonitas.

Tal técnica costumava ser oferecida apenas por mods, algo que sempre requer um pouco mais de conhecimento por parte do utilizador e está sujeito a problemas, mas com esse anúncio, agora o DSR poderá ser habilitado direto pelo Painel de Controle da nVidia ou pelo GeForce Experience, aplicativo que qualquer dono de uma placa da empresa já deve ter se acostumado a utilizar. Além disso, como o downsampling acontecerá no nível do driver, a tendência é que seja mais eficiente e compatível.

Ao fazer a atualização, as placas da empresa também deverão apresentar melhores resultados em jogos que estão chegando agora às lojas, como o Civilization: Beyond Earth, Lords Of The Fallen e Elite Dangerous, além de ganhar suporte aos drivers do Oculus Rift em sistemas G-SYNC.

Mesmo desconfiando que boa parte das máquinas não aguentarão muito bem resoluções tão altas, é bom saber que a nVidia está oferecendo a tecnologia mesmo para quem não possui uma GPU mais moderna e se você queria entrar logo para o mundo 4K e não possui um monitor com esta resolução, o DSR poderá quebrar um belo galho.

nVidia — GeForce Tech Demo: DSR

Fonte: nVidia.

relacionados


Comentários