Meio Bit » Arquivo » Hardware » Hackerismo nível mais de 8 mil: Windows 95 num smartwatch

Hackerismo nível mais de 8 mil: Windows 95 num smartwatch

Um garoto de 16 anos, um Android Wear e muito tempo livre. Resultado: um smartwatch que roda Windows 95

9 anos atrás

windows95-smartwatch

Uma das coisas mais legais do espírito hacker: aqueles que foram tocados por sua presença são curiosos por natureza, não se contentam em utilizar uma ferramenta ou dispositivo de formas as formas possíveis ou imaginadas pelos fabricantes. Como fuçadores natos, eles levam as capacidades dos mesmos ao limite por vários motivos, mas sua força motriz é extremamente simples: hackeiam apenas para saber se era possível. Simples assim. Muitas vezes pelo lulz mesmo.

É isso que levou um garoto de apenas 16 anos, que colocou as mãos em um smartwatch a instalar o Windows 95 nele.

Corbin Davenport, programador e "sobrinho" nas horas vagas (ele mesmo diz isso), como todo curioso resolveu fazer de seu Gear Live, um dos modelos de smartwatches mais recentes da Samsung e que faz parte do programa Android Wear de gato e sapato. Ele já havia conseguido rodar tanto a versão pocket de Minecraft  quanto o game Doom no acessório, mas ninguém nunca havia pensado em emular um sistema operacional Windows inteiro nele. Acontece que para todos os efeitos isso é até bem simples.

Lançado há quase 20 anos, o 95 rodava em PCs que hoje são considerados verdadeiras carroças (de 486 a processadores Pentium de primeira geração em geral). O hardware do Gear Live, com um Snapdragon 400 (quad-core com clock de 1,2 GHz), 512 MB de RAM e 4 GB de espaço interno é mais do que o suficiente, e por rodar Android (e não Tizen como alguns modelos novos da Sammy) basta instalar o app aDOSBox, que emula processadores x86 e fornece um sistema operacional MS-DOS like, onde você pode instalar o Windows 95 ou programas equivalentes. Doom rodou assim também.

É evidente que há problemas: o Windows exige mais memória que o aDOSBox consegue alocar, portanto a experiência é bem bugada e em determinado momento o SO dá pau e pronto. Ainda assim é interessante ver o que uma pessoa com tempo livre e curiosidade é capaz de fazer.

Fonte: LP.

relacionados


Comentários