Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Conheça a Revista Macrofotografia

Conheça a Revista Macrofotografia

Conheça a revista Macrofotografia, uma publicação on-line que visa desvendar todos os mistérios deste tipo de fotografia.

9 anos atrás

Eu já falei muito de fotografia de natureza aqui no blog. Eu mesmo já ministrei alguns cursos tendo como objetivo a obervação do natural mesmo no espaço urbano, mas sou apenas um grande apreciador deste tipo de fotografia. Conheço poucas pessoas que realmente ganham a vida fotografando a natureza, pois é algo muito específico. A maioria dos fotógrafos são entusiastas que fazem isso por paixão ao tema, ou seja, o verdadeiro fotógrafo Amador. Talvez esse seja o motivo de tantas fotos espetaculares de natureza que encontramos no flickr e em outros serviços de compartilhamento de fotos pela internet. Mas, mesmo não sendo uma atividade profissional, estudar e se especializar no tema é uma constante para o fotógrafo.

Por conta desta necessidade de aperfeiçoamento, e do pouco investimento das editoras nacionais em material voltado para a fotografia de natureza, é que fico feliz com iniciativas como a Revista Macrofotografia. Esse é um tipo diferente de publicação voltada para os fotógrafos. Ela é encabeçada pelo Tacio Philip, um dos grandes especialistas em macrofotografia do Brasil. Ele mantém o site Macrofotografia e é autor do livo Macrofotografia e Close-up que foi lançado no Brasil pela Editora Photos. A revista tem uma proposta interessante. Ela se encontra na terceira edição  e você pode comprar a revista na versão impressa pelo site, ou simplesmente ler on-line, ou baixar a versão em PDF sem custos. Ou seja, uma iniciativa que visa a divulgação da informação e pede uma colaboração para aqueles que puderem. Sei que estou na contramão da história e da opinião de muitos dos leitores do MeioBit, mas eu ainda gosto de publicações em papel.

A revista é dividida em textos explicativos, um ensaio e fotos dos leitores. Gostaria apenas de destacar três textos que estão presentes na publicação. O primeiro é do próprio Tacio Philip e se chama "Nem toda imagem é fotografável". Uma reflexão muito interessante sobre imagens que precisam de uma grande intervenção para serem feitas e a maior parte dos fotógrafos iniciantes acha que é possível fazer algo parecido com apenas um click. Bacana para mostrar que não precisa ficar frustrado, é necessário apenas conhecimento de como as coisas são. O segundo texto que quero destacar é do Sérgio Moscato que fala sobre "Compactas Adaptadas", ou seja, a boa e velha gambiarra para poder fazer fotos macro com sua câmera digital compacta. Resultados impressionantes.  O terceiro texto também é do Tacio Philip e nos mostra a técnica do empilhamento de foco, para aumentar a profundidade de campo na macrofotografia. Para quem nunca viu o processo, parece coisa de ficção científica.

Gosta de natureza e macrofotografia? Então não perca tempo e confira essas publicações maravilhosas.

macrofotografia_revista

relacionados


Comentários