Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estudo revela que acupuntura não funciona para dor crônica nos joelhos

Estudo revela que acupuntura não funciona para dor crônica nos joelhos

Em pacientes com mais de 50 anos com dor crônica nos joelhos moderada ou grave, a acupuntura não forneceu nenhum benefício, concluiu um estudo da Universidade de Melbourne.

9 anos atrás

acupuntura-auricular

Tira essa agulha daí, por favor?

Mais um dia, mais um estudo mostrando a ineficácia e perigo das pseudociências. Este, conduzido pela Universidade de Melbourne e publicado esta semana no Journal of the American Medical Association, mostra que a acupuntura não faz diferença nenhuma em pacientes com mais de 50 anos e dores crônicas nos joelhos.

Os pesquisadores da universidade observaram 282 pacientes com dores crônicas nos joelhos fazerem acupuntura com agulhas e acupuntura a laser com práticos do gênero durante 12 semanas, sendo que um grupo de controle foi formado por pacientes que receberam acupuntura a laser “cego” (sem efeito). Tanto pacientes, quanto acupunturistas não sabiam quem era do grupo de controle.

O professor Kim Bennell do Centro de Saúde, Exercício e Medicina do Esporte (CHESM) declarou que não foi observada qualquer diferença no nível de dor física dos joelhos após 12 semanas, independente do tipo de acupuntura ou grupo a que o paciente pertencia.

Ambos os métodos, com agulhas ou com lasers, apresentaram modificações praticamente insignificantes nas primeiras semanas, mas que não foram mantidas após as 12 semanas, remetendo obviamente ao efeito placebo. Outros indicadores como a qualidade de vida ou o bem estar geral também não apresentaram diferença significativa comparado com os níveis iniciais.

Dores crônicas nos joelhos costumam acometer muitas pessoas depois dos 50 anos de idade e é o tipo de dor mais mencionada por pacientes que procuram atendimento com clínicos gerais. Abordagens de tratamento sem o uso de drogas, como exercícios, são importantes maneiras de lidar com esses quadros clínicos e muitos pacientes ainda procuram métodos chamados de medicina alternativa como complemento, sendo que a acupuntura é o mais popular deles.

Normalmente administrado com o uso de agulhas, os acupunturistas práticos tem utilizado lasers na aplicações mais atuais, mas apesar de existirem evidências que o método altera algumas condições de dor aguda, muitos médicos e pesquisadores da área da saúde acreditam que a técnica é apenas uma forma disfarçada de massagem.

Ou como diria a Estrela: “se medicina alternativa funcionasse, chamar-se-ia Medicina”.

Fonte: SD

relacionados


Comentários