Meio Bit » Arquivo » Indústria » Pesquisadores ensinam um robô a pilotar aviões em um simulador

Pesquisadores ensinam um robô a pilotar aviões em um simulador

PIBOT, um robô pilotando aviões. Sei que você vai se perguntar: “o que será que pode dar errado?”, mas chegou a pensar o que pode dar certo?

9 anos e meio atrás

pibot2-1411014497802

Cientistas da KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) utilizaram inteligência artificial para ensinar um pequeno robô humanoide a pilotar aviões no Flight Simulator X-Plane (versão 9).

Simuladores de vôo estão cada vez mais avançados. Confesso que nunca "operei" o X-Plane (afinal, não dá pra dizer que você "jogou" um simulador ultra realista), mas seu concorrente feito pela Microsoft consegue prover um excelente método de aprendizado no comando de aeronaves, de vários tamanhos.

Foi onde eu aprendi o básico do básico, que me permitiu em 2006 pilotar um monomotor do Campo de Marte, em São Paulo, até o pequeno aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí.

sapovoando

Olha a cara de idiota, completamente empolgado…

E foi o que me permitiu fazer isso e continuar vivo, claro. Pode não parecer, mas para mim essa parte é importante.

E o PIBOT, como está sendo chamado o autômato coreano (Pilot + Robot, olha que criativo), parece estar se saindo muito bem. Certamente, muito melhor que eu.

Os pesquisadores colocaram um painel com os botões para acionar os motores, trem de pouso e outros recursos dos aviões virtuais, e o robô consegue saber o momento exato de executar os comandos, sem interação humana.

http://www.youtube.com/watch?v=e7WEXoiJRh8Humanoid Robot Learning to Fly Real Airplanes

Ele decola, realiza curvas, corrige o curso e pousa corretamente. Quantos de vocês conseguem fazer isso?

Se você ficou com medo disso, lembro que o que não falta é sistema com inteligência artificial em aviões. E que muitos dos comandos executados nas aeronaves comerciais hoje em dia são feitos por computadores. Então não se preocupe.

O pior que pode acontecer é isso ser usado na guerra com robôs kamikazes. Mas não vamos dar ideias. Já nos bastam os drones.

Aliás, você prefere voar sendo levado por um humano ou um robô? Eu já tenho minha resposta: DRAGÕES! Mas isso a gente ainda não tem.

Portanto, eu pergunto: você acha que no futuro poderemos ter androides pilotando vôos comerciais?

Fonte: IEEE Spectrum.

relacionados


Comentários