Home » Ciência » Aprendendo novas línguas no melhor lugar da casa: a cozinha

Aprendendo novas línguas no melhor lugar da casa: a cozinha

Pesquisadores experimentam uma nova forma de ensinar línguas: eles juntaram equipamentos digitais modernos com utensílios de cozinha para criar o projeto LanCook, uma mistura inusitada de culinária, tecnologia e aprendizado de idiomas.

5 anos atrás

140922110301-large

Lugar de mulher é na cozinha: estudantes testam suas habilidades linguísticas na cozinha.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle prepararam uma nova maneira de ensinar línguas modernas, eles mesclaram utensílios de cozinha e gadgets modernos para criar o projeto LanCook. Trabalhando em pares, os estudantes são guiados passo-a-passo no preparo de uma receita em uma das sete diferentes línguas: Inglês, Frances, Catalão, Alemão, Italiano e Espanhol.

Sensores de movimento (parecidos com os do Wii) são anexados aos utensílios e aos ingredientes, fazendo com que a cozinha possa acompanhar o progresso dos estudantes na preparação do prato escolhido. Se eles precisarem de ajuda, o sistema escolhe uma das formas mais convenientes entre áudio, vídeo ou imagens.

O líder do projeto, professor Paul Seedhouse, explica que um dos maiores problemas das salas de aula convencionais é que os alunos perdem muito tempo “ensaiando” a língua em vez de usá-la e com estas ferramentas, além de aumentar a proficiência, a motivação e a confiança, também é possível integrar a cultura daquele país de forma mais eficiente, tornando a experiência uma parte ativa no processo de aprendizado.

Mais de 300 alunos já foram ensinados através da cozinha digital, com ótimo nível de aproveitamento.

Fonte: SD.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários