Meio Bit » Arquivo » Ciência » Astronomy Photographer of the Year - Vejam os Vencedores

Astronomy Photographer of the Year - Vejam os Vencedores

E saiu o resultado do concurso de astrofotografia promovido pelo Royal Observatory of Greenwich. Imagens fantásticas para surpreender e inspirar quem gosta do tema.

9 anos e meio atrás

Astrofotografia é um tema que muito me agrada. Eu mesmo já tentei algumas experiências com alguns resultados positivos (e muitos negativos). Mas, o interessante é que você está sempre aprendendo novas coisas, procurando novos lugares para fazer suas fotografias e, o mais importante, contemplando o espaço e as estrelas. Garanto que é uma forma de terapia muito efetiva.

Para a alegria de quem gosta de fotografar as estrelas, todos os anos o Royal Observatory Greenwich e a revista  Sky at Night Magazine organizam o concurso Astronomy Photographer of the Year, com o objetivo de difundir essa arte e ampliar as fronteiras do conhecimento. Embora a maior parte dos fotógrafos que desenvolvem a astrofografia o façam por hobby, as imagens vencedoras deste ano são surpreendentes. A competição é dividida em duas categorias: Adultos e Jovens Fotógrafos. Cada um poderia mandar até 5 fotos e a única condição é que a foto não tenha ganho outros concursos ou tenha sido publicada em alguma agência de notícia. Essa parte do regulamento é interessante, pois força os fotógrafos a estarem produzindo novo material sempre.

O concurso é dividido em algumas categorias bem interessantes, entre elas podemos destacar:

  • Earth and Space – fotografias de paisagens da Terra, ou com pessoas, mas que envolvam fenômenos astronômicos (estrelas ou fases da Lua)
  • Our Solar System – Fotos do Sol, planetas, luas e asteroides.
  • Deep Space – Qualquer coisa fora do Sistema Solar, como galáxias, cometas e nebulosas;
  • Young Astronomy Photographer of the Year – para menores de 16 anos e valem fotos que estejam em qualquer uma das categorias anteriores.

Vejam abaixo alguns dos vencedores.

Glendhu-Stairways-©-Chris-Murphy

Glendhu Stairways-© Chris Murphy - paisagem na Nova Zelândia. Foto vencedora do prêmio Sir Patrick Moore para melhor revelação.

The-Horsehead-Nebula-IC-434-©-Shishir-Shashank-Dholakia

The Horsehead Nebula IC 434 ©-Shishir e Shashank Dholakia - os irmãos gêmeos de 15 anos venceram a categoria de Jovem Fotógrafo Astrônomo com essa imagem da Nebulosa Cabeça de Cavalo.

California-vs-Pleiades-©-Rogelio-Bernal-Andreo

California vs Pleiades © Rogelio Bernal Andreo - A imagem chamada Califórnia vs as Plêiades foi um dos destaques da categoria Espaço Profundo.

Horesehead-Nebula-IC-434-©-Bill-Snyder

Horesehead Nebula IC 434 © Bill Snyder - Vencedora da Categoria Espaço Profundo, essa foto de Bill Snyder também representa a Nebulosa Cabeça de Cavalo.

Além de inspirar a quem está na área, as imagens também mostram que tenho que comer muito feijão com arroz para chegar a esse nível. Gostou da competição? Tem material para brigar com essa galera? Então se prepare, pois logo deve ser anunciado a abertura das inscrições para a próxima competição. Todas as fotos vencedoras farão parte de uma exibição no Royal Museums of Greenwich ou no site do evento. Quer ver mais imagens? Então é só acessar o grupo do flickr do Astronomy Photographer of the Year.

relacionados


Comentários