Meio Bit » Arquivo » Hardware » Como testar um carro autônomo?

Como testar um carro autônomo?

Em 2012, o carro autônomo do Google tentou tirar sua carteira de motorista no estado de Nevada, agora ficamos sabendo como ele se saiu.

9 anos e meio atrás

google drives in nevada

O carro que o Google testou em 2012.

Em maio de 2012 o carro autônomo do Google cumpriu um clássico ritual adolescente americano, ele foi fazer o exame pra tirar a carteira de motorista no Departamento de Trânsito de Nevada. Ele passou, mas é claro que precisou de um pouco de ajuda dos pais.

O responsável por expor as informações foi o jornalista Mark Harris, que pediu para ter acesso aos documentos envolvendo o teste em si, mas também os documentos envolvendo o lobby que o Google fez para tornar tudo possível. O material produzido pelo jornalista oferece uma visão detalhada das habilidades do carro, mas também desconstrói de maneira exemplar o funcionamento do lobby nos EUA e como o Google teve que entrar no jogo para realizar seus intentos.

No seu último artigo, Harris divulgou cópia do próprio exame feito pelo carro, como se ele fosse um adolescente nervoso de 16 anos. É nesse documento que se pode notar em quais situações o carro é bom e em quais ele solicita por ajuda de um motorista humano.

Um fato interessante é que o Google pediu para não ter que informar quantas vezes o carro pede ajuda ao motorista humano, desde que a “ajudinha” ocorra sem problemas. O carro foi desenvolvido para ceder o controle rotineiramente, sempre que encontra alguma situação em que ele não sabe o que fazer. Esse é o tipo de “ajudinha” que o Google não quer ter que informar.

O Google também não quer ter que informar quando o carro se envolve em acidentes em que o motorista humano, não os algoritmos, foi o responsável. Aparentemente o Departamento de Trânsito californiano discorda.

Fonte: PS.

relacionados


Comentários