Meio Bit » Arquivo » Hardware » Google revela primeira linha de dispositivos Android One

Google revela primeira linha de dispositivos Android One

Primeiros smartphones de entrada do projeto Android One são apresentados na Índia; meta é expandí-lo para mais países até o fim de 2014

9 anos e meio atrás

android-one-india

Em evento nesta segunda-feira na Índia, o Google apresentou os primeiros produtos do plano que pode vir a combater o grande problema da fragmentação de seu sistema operacional mobile: o Android One, uma linha de smartphones de entrada para países emergentes que seguem uma série de normas vindas de Mountain View.

O Google fechou parcerias com as fabricantes locais Micromax, Spice e Karbonn a fim de distribuir smartphones de baixo custo, com configurações bem básicas: SoC ARM MediaTek quad-core com clock de 1,3 GHz (dual core é passado, só a Intel insiste), 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento interno, câmera principal de 5 megapixels e frontal de 2 MP, suporte a Micro-SD, Dual SIM e rádio FM, além de uma bateria com boa relação de consumo e mais importante, que pode ser trocada. Apesar da meta do Android One ser uma linha bem barata (os mais em conta custam 4.999 rúpias, o que dá cerca de R$ 192), os dispositivos não são tão fracos assim.

Só que esse é um aspecto do plano. O outro é fazer com que os fabricantes possam trabalhar com o Android seguindo as diretrizes do Google à risca, e uma delas é manter o robozinho puro. Como a versão 4.4 KitKat foi desenvolvido tendo aparelhos baratos em mente, Mountain View vê no Android One a melhor vitrine para demonstrar que seu sistema mobile pode rodar liso em qualquer hardware de entrada. O plano é um grande conjunto de diretrizes que ensina aos fabricantes para qual caminho seguir, quais componentes utilizar e como montar seus dispositivos, de modo a fornecer a melhor experiência Android pelo menor preço possível.

O Google planeja expandir o Android One para Filipinas e Indonésia ainda em 2014 e posteriormente para mais países emergentes (Brasil é uma possibilidade) em 2015. E a empresa já adiantou que todos os donos dos aparelhos do plano terão updates garantidos para o Android L. Outros fabricantes como HTC, Acer, ASUS, Lenovo e Panasonic também estão aderindo à iniciativa.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários