Home » Ciência » Espaço » Curiosity alcança sua meta de longo prazo, uma enorme montanha marciana

Curiosity alcança sua meta de longo prazo, uma enorme montanha marciana

Após dois anos, sonda Curiosity alcança o local de sua missão de longo prazo: o Monte Sharp, uma enorme montanha marciana.

4 anos atrás

marte

Poeira, rochas e estradas ruins, o que mais esperar de Marte?

Um pouco mais de dois anos após pousar em Marte, a sonda Curiosity chegou a um marco, com a NASA anunciando que ela atingiu a base do Monte Sharp, uma montanha com 5,4 km de altura, que a sonda tentava alcançar desde junho de 2013.

O pouso inicial foi feito na Cratera Gale e o valente robozinho teve que andar cerca de 9 km para chegar ao seu destino, um número que se torna ainda mais significativo se considerar que a Curiosity foi projetada para andar no máximo 200 metros por dia.

Em comparação, a sonda Spirit andou apenas 6,5 km em toda a sua vida útil e a Opportunity, ainda ativa, já andou mais de 40 km desde 2003. A Curiosity teve sua rota refeita no ano passado, quando os cientistas descobriram que rochas afiadas estavam danificando seus pneus.

A Curiosity estava programada para recolher amostras em uma rocha chamada “Bonanza King”, mas no mês passado os cientistas da NASA decidiram que o terreno era muito instável para continuar e fizeram a sonda continuar a andar ao redor do Monte Sharp. Aos poucos ela deve começar a escalar as encostas menos íngremes da montanha, na sua busca por evidências de que pode ter existido vida em marte.

Fonte: TV.


Leia mais sobre: .


relacionados


Comentários