Meio Bit » Arquivo » Ciência » Coisas que 2001 acertou sobre o futuro em 2014

Coisas que 2001 acertou sobre o futuro em 2014

2001 — Uma Odisséia no Espaço é uma obra-prima de Stanley Kubrick, feita em 1968 previu importantes invenções, mas também acertou onde não mirou, com diversos fatos e picuinhas do nosso dia-a-dia de 2014 perfeitamente retratados. E nem falo pela semelhança entre proto-macacos e comentaristas de portais…

9 anos e meio atrás

vlcsnap-00018

2001 — Uma Odisséia no Espaço é uma obra-prima de Stanley Kubrick, baseado no livro que Arthur Clarke escreveu baseado no filme de Stanley Kubrick (isso mesmo). Criado para ser o proverbial “filme bom de ficção científica” em uma época onde foguetes soltavam foguinho, pareciam naves de desenho animado e aliens verdes disparavam pistolas de raio pew pew pew, 2001 mostrou um futuro provável, viável e razoável, ao mesmo tempo em que confrontou a Humanidade com uma inteligência misteriosa muito além de nossa compreensão.

Mesmo tendo sido lançado em 1968, o filme consegue ser mais realista que muita coisa feita hoje. Alguns dizem que as cenas na Lua são melhores do que o Remake que Kubrick fez um ano depois, para falsificar o pouso da Apollo XI. Só que 2001 não acerta só no visual e na previsão de que no Século XXI ainda não teríamos uma Estação Espacial terminada (maldade dizer que a parte que falta no filme era a brasileira). Acertam em coisas do dia-a-dia, mesmo em 2014. Vejamos algumas:

vlcsnap-00002

No futuro teremos entretenimento a bordo dos aviões, mas a interface vai ser tão desnecessariamente complicada e a programação tão chata que todo mundo vai preferir dormir. Não que muita gente vá viajar, dado o preço das passagens.

vlcsnap-00006

Como a Pizza Sem Talher Grudada Na Caixa da Avianca que tentei comer outro dia comprovou, no futuro as empresas aéreas vão inventar novas formas de fazer com que a gente fique com saudades das barrinhas de cereais.

vlcsnap-00004

No futuro computadores falarão várias línguas, mas ainda não teremos Siri nem Cortana em português.

vlcsnap-00007

Banheiro de avião. Acertaram na mosca.

vlcsnap-00005

Não só acertaram que usaríamos Skype no futuro, como acertaram que os vídeos seriam na vertical. Grrrr!

vlcsnap-00010

Ok, nisso eles erraram, as interfaces dos microondas de 2014 nem de longe são simples e intuitivas quanto as de 2001.

vlcsnap-00009

2001 acertou: no futuro comida de microondas nem de longe vai parecer comida de verdade, criaremos o hábito de comer vendo televisão e os tablets vão crescer de forma descontrolada

vlcsnap-00011

Previram corretamente: no futuro a arte da conversação morrerá. Almoçaremos com os amigos, cada um olhando pro seu celular.

vlcsnap-00012

Clarke e Kubrick tinham poderes psíquicos. Acertaram que no futuro teríamos vídeo, no Instagram e com filtros vintage.

vlcsnap-00013

Aqui uma profecia que não se concretizou, ainda: videogames do futuro, pós-Anita Sarkeesian.

vlcsnap-00014

Reconhecimento facial? Tranquilo. Facebook hoje em dia faz isso na boa, o iPhotos faz até com cachorro. Era ficção científica.

vlcsnap-00015

Computadores espionando pessoas, invadindo privacidade, escutando conversas. Estava tudo lá, só não viu quem não quis. #FreeSnowden #FreeAssange!

vlcsnap-00016

Clarke mostrou que não importa o quão moderno é seu computador, pra resolver problemas só ligando e desligando mesmo.

E finalmente…

vlcsnap-00017

Arthur Clarke previu que em 2014 a primeira coisa que todo mundo vai fazer na hora de acordar é esticar a mão pra pegar o iPhone6+.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários