Meio Bit » Arquivo » Internet » Google estende período de reembolso de apps para duas horas

Google estende período de reembolso de apps para duas horas

Após inúmeras reclamações, período de reembolso por apps comprados na Play Store é estendido de 15 minutos para duas horas

9 anos e meio atrás

android-money

Quando o Google introduziu a Google Play Store lááááá atrás em 2008 (na época ela ainda atendia por Android Market), algo que deixou os desenvolvedores fulos da vida foi a política de reembolso no caso de compra de apps de forma indevida ou por qualquer outro motivo: o prazo para que o cliente devolvesse o app e pegasse a grana de volta era originalmente de 24 horas. As reclamações foram tão intensas que Mountain View baixou a cabeça e reviu a política, reduzindo o prazo para míseros 15 minutos.

Desnecessário dizer que as reclamações continuaram, elas só mudaram de origem: clientes insatisfeitos e federações de comércio mundo afora passaram a ser a pedra no sapato da companhia, que em alguns casos aceitou negociar mas em outros preferiu pegar a bola e se mandar, como aconteceu em Taiwan.

Agora o Google parece ter chegado a um meio termo, ao menos para permitir que seus clientes tenham um tempo mais hábil para recuperar o dinheiro investido em apps. A partir de hoje, o prazo para pedir reembolso passa a ser de duas horas, e isso se estende a games (principalmente por causa da polêmica das microtransações). Embora não seja o cenário ideal, ao menos duas horas é um tempo hábil para que os usuários possam testar todas as funcionalidades do app, decidir se vale a pena gastar seu dinheiro com ele e em caso negativo, desinstalá-lo e ser ressarcido.

Ainda que muita gente reclame da política do Google, ainda é melhor do que os termos de serviço da Apple: a maçã se reserva no direito de não devolver nenhum centavo de forma simples, exigindo que o usuário faça uma requisição, explique seus motivos e só então depois de uma avaliação, decidir se o dinheiro será estornado ou não. Com o  crescimento dos apps freemium políticas que prejudicam o consumidor desse tipo já estão na mira de organizações comerciais, como aconteceu na Itália. Basicamente a ordem é fornecer mecanismos simples para que o consumidor tenha seu dinheiro de volta, não somente o gasto com a compra do app mas valores injetados em microtransações.

A Apple obra e se locomove, mas o Google ao menos agora deu um passo na direção certa.

Fonte: G.

relacionados


Comentários