Meio Bit » Arquivo » Ciência » Estudando a vida alienígena sem sair da Terra

Estudando a vida alienígena sem sair da Terra

Guiados por um cientista da NASA, estudantes coletam e estudam espécimes que vivem nos lugares mais inóspitos do nosso planeta.

9 anos e meio atrás

PSC0914_CL_060_WEB

Estudantes guiados por cientista da NASA coletam amostras nos lugares mais inóspitos.

Mayson Trujillo é um estudante secundarista da Red Bluff High School na Califórnia. Guiado pelo Dr. Dave Des Marais, geoquímico da NASA, ele coleta uma amostra de água com enxofre de um riacho no Lassen Volcanic National Park. A intenção é estudar a amostra em busca de evidências para o que pode ter sido o início da vida na terra, quem sabe também em outros lugares do universo.

Mayson e outros 13 colegas de classe entraram cerca de 1,5 km dentro do antigo vulcão em um trabalho de rotina na sua colaboração com a NASA. As fumarolas do parque podem ter temperaturas acima dos 115 graus Celsius, o que é muito quente para a maioria das formas de vida conhecidas, mas potencialmente habitável para os micro-organismos que habitavam a terra há 3,5 bilhões de anos atrás.

O entendimento dessas condições pode ajudar astrobiologistas a interpretar sinais de vida em outros planetas, como Marte por exemplo, onde sondas como a Curiosity estão analisando o solo. O banco de dados que os estudantes estão construindo, baseado na análise das amostras que eles coletam, pode ajudar a guiar as futuras explorações no planeta vermelho.

O Professor Dave, que está envolvido com as missões de exploração à Marte desde 1990, começou com o programa na escola Red Bluff há 6 anos atrás e acredita que o trabalho feito pelos estudantes é uma pesquisa sofisticada que envolve os acadêmicos e os professores, e que levar ciência de verdade a eles em toda a sua glória de detalhes e nuances pode ajudar a formar uma nova leva de astrobiologistas que continuarão os seus próprios esforços de pesquisa quando ele e seus colegas se aposentarem.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários