Meio Bit » Arquivo » Ciência » Ouvindo o que o Sol tem a dizer

Ouvindo o que o Sol tem a dizer

Um programa que transforma dados brutos coletados pelos satélites em som está ajudando os pesquisadores a entender melhor o funcionamento do Sol.

9 anos e meio atrás

SunNASA

Atividade solar em imagem ilustrativa via Wikimedia Commons.

Qual é o jeito mais rápido de entender o espaço? De acordo com a NASA, é ouvindo os sons emitidos pelos astros como música de verdade. Um programa que converte dados astronômicos em som está permitindo que os pesquisadores naveguem através de anos de dados de maneira simplificada.

Isso é exatamente o que o pesquisador Robert Alexander da Universidade de Michigan faz no NASA Goddard Space Flight Center, ouvindo arquivos de som que são gerados através de dados de satélites.

Os arquivos são gerados através da gravação do vento solar entre a Terra e o Sol e também das mudanças no campo magnético do sol. Veja a descrição técnica de como isso vira som:

Quando uma pessoa canta em um microfone, ele detecta as mudanças de pressão e converte estes sinais em marcações de intensidade magnética na forma de sinais elétricos. Os sinais elétricos são armazenados em um gravador. Magnetômetros nos satélites medem as mudanças no campo magnético criando algo similar a um sinal elétrico. Alexander escreveu então um programa que converte estas informações em um arquivo de áudio.”

O resultado é bastante estática, mas quando aparece alguma coisa diferente, Alexander pode identificar a discrepância e marcar onde aquilo aconteceu no arquivo de áudio para análise posterior. Alexander não é o único usando os dados desse jeito. De fato, ele está ensinando outros físicos que estudam o sol a serem melhores ouvintes.

Veja como se parece o som do programa, este vídeo reproduz o som gerado quando uma onda de choque foi expelida pelo Sol.

NASA.gov Video — Listen to Data: Video 1 Reverse

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários