Meio Bit » Arquivo » Hardware » Sony: relação Quad HD × bateria ainda não é um bom negócio

Sony: relação Quad HD × bateria ainda não é um bom negócio

Para a Sony, a atual relação entre displays Quad HD e seu consumo de bateria não torna o feature vantajoso para os consumidores, ao menos por enquanto

9 anos e meio atrás

xxperia-z3

Estamos vagarosamente caminhando para o que pode ser o novo padrão de resolução de displays para smartphones, ao menos no que diz respeito aos aparelhos de ponta. Tanto o LG G3 quanto o Galaxy Note 4 e o Note Edge foram apresentados com displays Quad HD, uma resolução estonteante de 2560 x 1440 pixels. Só que a Sony, a terceira grande fabricantes de Androids não acompanhou suas rivais e o Xperia Z3 chegou com display Full HD.

Por quê? Segundo a empresa japonesa, a nova resolução ainda não representa uma vantagem ao consumidor, principalmente devido ao consumo de energia que o display demanda.

O diretor de marketing da linha Xperia Calum MacDougall disse em entrevista que a escolha de continuar com uma tela Full HD em seu novo top de linha foi deliberada, principalmente pela companhia não enxergar que o gasto elevado de energia para prover imagens em 2K não vale o sacrifício da performance. E mais: o ponto de vista da Sony é que para o consumidor, uma tela Full HD é mais do que o suficiente porque o olho humano não consegue discernir bem a diferença entre as duas resoluções em displays de até oito polegadas. Isso posto, atochar uma tela Quad HD num smartphone é um desperdício de energia e no fim das contas, acaba por prejudicar a experiência do usuário.

Eu concordo em partes com MacDougall. Enquanto eu adoraria ter inclusive um smartphone com tela 4K no bolso, por outro lado a diferença de resolução não é facilmente notada, o que acaba causando um consumo de energia até desnecessário. A Apple entendeu isso ao vir com a definição da Tela Retina, como a relação entre a distância do objeto do olho humano de modo que seja impossível perceber pixels. Com isso o iPhone e o iPad não precisam de grande definição de imagem já que o usuário não vai notar a diferença de todo modo.

Com isso, a Sony se concentra em entregar um produto de experiência e performance satisfatórias, sem se preocupar com um display comilão porque seu usuário não vai enxergar a diferença de qualquer forma.

Fonte: TR.

relacionados


Comentários