Meio Bit » Arquivo » Mobile » China deve lançar seu sistema operacional em outubro

China deve lançar seu sistema operacional em outubro

O novo sistema operacional chinês é baseado no Android e os direitos são todos do governo da China que, embora em parceria com a iniciativa privada, é quem manda na bagaça.

9 anos e meio atrás

COS

Há horas que a China quer se livrar da Microsoft (por causa do monopólio) e de qualquer outra empresa ocidental no que tange à sistemas operacionais, como resultado das denúncias de espionagem do governo americano.

Isso pode se tornar realidade em pouco tempo. A Academia Chinesa de Engenharia informa que uma versão para desktop do China Operating System (COS) deve estar pronta em outubro, com uma versão para dispositivos móveis saindo em seguida.

A primeira notícia sobre o software saiu em janeiro, sem muito alarde, mas ainda é incerto se a data de lançamento será mantida. O Xinhua afirma que o projeto está padecendo de falta de recursos e por causa dos desenvolvedores, que não se entendem.

O sistema é baseado no Android (AOSP) e os direitos são todos do governo chinês que, embora em parceria com a iniciativa privada, é quem manda na bagaça.

A equipe está otimista, no entanto. Eles acreditam que o COS poderia substituir sistemas operacionais para desktop em dois anos, e para dispositivos móveis em três.

Eles podem realmente ter sucesso nessa mudança, já que a China correu até com a Apple, que não tem mais nenhum produto utilizado pelo governo chinês.

Claro que em algumas áreas a mudança pode ser deveras complicada. O mercado chinês atual de smartphones é dominado pelo Android, inclusive os fabricados por empresas locais, como a Xiaomi. Nesse caso não há muita pressa em substituir a plataforma do Google por algo completamente novo.

Fonte: Reuters.

relacionados


Comentários