Meio Bit » Arquivo » Indústria » União Europeia vai investigar Google por monopólio do Android

União Europeia vai investigar Google por monopólio do Android

Suposto privilégio de serviços próprios em detrimento de soluções de terceiros no Android será foco de investigação da União Europeia contra o Google

10 anos atrás

google

Não teve jeito. O Google se vê mais uma vez às voltas com sua velha amiga União Europeia, que odeia qualquer coisa minimamente parecida com monopólio. Anteriormente a Comissão iniciou trabalhos acerca de denúncias envolvendo Mountain View sobre privacidade e motores de busca, e é óbvio que o Android também entrou na mira.

Só que o que antes era visto como uma investigação informal foi enfim levada à sério, com o início de uma investigação formal por supostamente privilegiar seus próprios produtos ao invés de dar condições iguais e soluções de terceiros no robozinho.

Empresas estão recebendo questionários da Comissão para que detalhem provas de acordos, sejam escritos ou verbais, de que o Google estaria se utilizando de práticas desleais para com fornecedores de soluções concorrentes para o Android. Isso seria uma forma da companhia conseguir "exclusividade" devido os acordos de negociação de licenciamento do Android: ao aceitar, o fabricante seria impedido de pré-instalar apps concorrentes aos serviços do Google.

O questionário pede que as empresas reúnam quaisquer tipos de provas - e-mails, contratos, memorandos e etc. que datem de 2007 para cá, num evidente movimento para iniciar um processo formal de quebra das regras antitruste envolvendo o Android. Ora, se Mountain View impõe aos fabricantes que eles só devem utilizar soluções Google e não instalar alternativas nos modelos de smartphones e tablets saídos de fábrica, isso caracteriza monopólio.

Não obstante, a Comissão também está questionando as empresas a fim de descobrir se alguma delas já tentou restringir o acordo de não-fragmentação do Android (que determina que todos os apps sejam instalados num só bundle) e se sim, como a gigante reagiu. Em sua defesa, o Google diz que o acordo visa apenas manter a consistência da versão do robozinho em quaisquer plataformas.

O principal detalhe em torno desse imbróglio é que a UE não mais levará o caso no banho-maria: as empresas foram intimadas a responderem ao questionário e solicitações dos reguladores, e caso não cumpram o prazo (que vence em 12/09) enfrentarão sanções legais. Especialistas dizem que a Comissão está disposta a fazer da vida do Google um inferno, atacando-a por todos os lados no que pode vir a se tornar um processo de proporções colossais.

Fonte: WSJ.

relacionados


Comentários