Meio Bit » Arquivo » Games » Mensagem em Dungeon Keeper é descoberta 17 anos depois

Mensagem em Dungeon Keeper é descoberta 17 anos depois

Easter Egg incluso na versão original de Dungeon Keeper por atual diretor de produção da Bungie é descoberto só agora, 17 anos depois

10 anos atrás

dungeon-keeper

Há 17 anos atrás, Peter Molyneux cometeu aquele que seria seu último game enquanto esteve à frente da Bullfrog Productions, já conhecida por títulos como Populous e Syndicate. Era Dungeon Keeper, um game de gerenciamento de recursos que foi um tremendo sucesso e gerou uma continuação direta e um remake infame, que destruiu a mecânica do game em prol de arrancar até o último centavo do jogador com microtransações. Ela até se desculpou mas não consertou a burrada, o que levou a agência britânica a impedir que ele seja chamado de jogo gratuito.

Voltando ao título original, seu desenvolvimento não foi nenhuma maravilha, de acordo com uma mensagem secreta descoberta só agora, 17 anos depois para deleite de seu autor Jonty Barnes, hoje diretor de produção de Bungie e envolvido diretamente com Destiny.

Barnes trabalhou como designer, dividindo o trabalho e os méritos com Molyneux. De acordo com a mensagem (escrita originalmente em Caps Lock) descoberta pelo pessoal do GOG e que permaneceu duas décadas escondida no executável do game, o processo de desenvolvimento da versão original de Dungeon Keeper não consumiu mais do que cinco meses, mas os desenvolvedores passaram pelo inferno para concluir o game:

Aqui é Jonty. Estou escrevendo isto às quatro horas da manhã do último dia. Olho ao redor do escritório e tudo que vejo são os rostos esgotados e pálidos dos "Keepers" (o time responsável pelo game). Este projeto destruiu a saúde e vidas sociais de todos do time, então eu espero que você goste deste game. Ainda estamos aqui após trabalharmos 16 horas por dia, sete dias por semana durante cinco meses. Este game foi produzido com paixão e estou muito orgulhoso dele... eu não espero apenas que você goste, mas que entenda o quanto de esforço foi gasto nele. Chega de bobagens e vamos ao motivo deste texto, que são os agradecimentos intermináveis (seguem-se agradecimentos a todos os envolvidos no game)... me desculpe se eu esqueci você... mas o sono me pegou... e eu tenho um sonho para viver.

A mensagem foi descoberta em junho, mas Jonty Barnes só foi notificado agora da descoberta, quando o desenvolvimento de Destiny deu uma afrouxada e ele pôde falar a respeito. Ele ficou muito feliz de rever a mensagem que escreveu há tanto tempo, e menciona que "se sente e forma similar com Destiny", o que mostra que o tempo passa, mas o relógio dos projetos continua implacável. Entretanto Barnes revela uma curiosidade: embora o manual de Dungeon Keeper liste cerca de 100 pessoas envolvidas na produção, na realidade 95% do game foi feito "por sete caras na garagem de Molyneux", o que faz o game original ainda mais incrível, se bem que não é preciso muito para fazer melhor que o remake.

Aos interessados, Dungeon Keeper Gold encontra-se disponível no GOG por US$ 5,99. Quanto ao remake, fuja.

Fonte: P.

relacionados


Comentários