Meio Bit » Arquivo » Games » Após cancelar jogo financiado pelo Kickstarter, envolvidos oferecem solução amarga

Após cancelar jogo financiado pelo Kickstarter, envolvidos oferecem solução amarga

Mesmo tendo conseguido mais do que o dobro do desejado em uma campanha de financiamento coletivo, o jogo Yogventures teve seu desenvolvimento cancelado e um dos envolvidos no projeto disse que eles não tem obrigação com os contribuidores.

10 anos atrás

Yogventures

Ah, o financiamento coletivo e os desenvolvedores que não conseguem cumprir sua palavra… Para mostrar de uma vez por todas que devemos tomar muito cuidado com aquilo que é prometido em campanhas realizadas em sites como o Kickstarter, gostaria de lhes apresentar o caso de um jogo chamado Yogventures.

Após pedir US$ 250 mil para os jogadores e conseguir mais do que o dobro deste valor em uma campanha realizada em 2012, a Winterkewl Games parecia estar realizando um sonho. O sandbox prometido por eles deveria ter sido lançado no ano passado, mas mesmo depois de terem sido aprovados no Steam Greenlight, nos últimos dias o pior aconteceu. Todas as 13.647 pessoas que investiram no projeto foram avisadas por email que a produção havia sido cancelada e o conteúdo do comunicado fez com que muitos deles ficassem ainda mais revoltados.

Para começar, um dos responsáveis pela produção, Lewis Brindley, que também é um dos fundadores da rede de Youtube Yogscast, afirmava na mensagem que eles não tinham nenhuma obrigação de prestar assistência aos que ajudaram a financiar a campanha, mas que ainda assim tentariam fazer as coisas da maneira correta.

Para ele, a confirmação de que a Winterkewl Games seria incapaz de dar continuidade ao projeto é uma coisa boa, já que o estúdio não teria capacidade de concluir algo tão grandioso e se o jogo fosse lançado, certamente não atenderia à expectativa dos jogadores.

Diante de tal situação, o Yogscast decidiu que o melhor não seria devolver o dinheiro a todos aqueles que investiram na produção, sendo que cinco dessas pessoas inclusive colaboraram com US$ 10.000, e sim dar códigos de ativação no Steam para o jogo indie TUG, que está sendo desenvolvido pelo pessoal da Nerd Kingdom.

O menos mal nesta história é que esse novo estúdio ficou com todos os arquivos do Yogventures, pretendendo continuar de onde a Winterkewl Games parou e de acordo com a Yogscast, eles tentarão ajudar da melhor maneira possível quem os procurar. Mesmo assim, infelizmente não há como não criticar a postura de todos os envolvidos e claro, ficar com a sensação de que ao apostar numa campanha dessas, estamos correndo um grande risco de sermos passados para trás.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários