Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » BitTorrent Bundle começará a ser monetizado

BitTorrent Bundle começará a ser monetizado

BitTorrent Bundle, o projeto da empresa em se afastar da pirataria permitirá em breve que autores possam monetizar seus pacotes como bem entenderem

10 anos atrás

children-of-the-machine

Há cerca de um ano atrás, a BitTorrent deu um passo importante para ao menos tentar distanciar seu principal produto da distribuição de material pirata. O chamado BitTorrent Bundle é uma ferramenta voltada a produtores de conteúdo pequenos e grandes, desde artistas, músicos, gravadoras, editoras e autores a montarem seus próprios pacotes e distribuírem seu material de forma legal e controlada.

Agora, visto que o formato se estabeleceu a BitTorrent está pronta para o próximo passo, que é autorizar a monetização dos bundles.

Até o presente momento, quem disponibiliza um pacote no serviço pode restringí-lo de apenas uma forma: exigindo que o usuário cadastre seu e-mail para desbloquear o acesso completo. Diversos artistas e autores aderiram ao formato, como o músico Moby e o autor Timothy Ferriss. A forma de distribuição vai do gosto do autor: ele pode liberar um álbum completo exigindo apenas que o usuário cadastre o e-mail, ou fornecer as primeiras páginas de um livro e material exclusivo, criando curiosidade e levando à compra da versão completa. Isso porque até agora a BitTorrent não permitia que o conteúdo fosse monetizado.

Entretanto, no último mês foi divulgado que em um ano, 100 milhões de bundles foram distribuídos. Portanto o próximo e óbvio passo é permitir que os donos do conteúdo possam vender seu material. Durante esse verão, será introduzida uma ferramenta de paywall que poderá ser customizada pelo autor a seu bel prazer: ele decidirá quanto cobrar, entretanto uma fatia será da BitTorrent. O formato será testado através de seu primeiro projeto de crowdfunding, uma série de ficção-científica chamada Children of the Machine, produzida pela Rapid Eye Studios. A intenção é fornecer o episódio piloto e convencer ao menos 250 mil usuários a investirem US$ 9,95 cada um, para que os oito episódios seguintes sejam produzidos.

Eu acho uma estratégia interessante. O BitTorrent Bundle não só permite uma forma mais simples de distribuição legal de conteúdo como pode proporcionar ao artista eliminar os atravessadores, vendendo ele mesmo suas criações. Claro, tudo depende da forma da divulgação e de convencer o usuário a pagar ao invés de buscar o torrent pirata. E a BitTorrent também sai ganhando, pois é uma forma de legitimar seu software e ainda ganhar uns trocados.

Fonte: TNW.

relacionados


Comentários