Meio Bit » Arquivo » Mobile » Por medida de segurança, alguns vôos nos EUA exigirão que você ligue o smartphone

Por medida de segurança, alguns vôos nos EUA exigirão que você ligue o smartphone

Você vai comprar smartphone lá nos Estados Unidos? Nova medida de segurança adotada pelos aeroportos internacionais exigem que você deixe o celular ligado ou o aparelho pode ser confundido como bomba. Cuidado com a muamba!

10 anos atrás

Laguna_Alfandega_Aeroporto

Não desligue o smartphone na triagem, mesmo que ele seja muamba (Crédito: Engadget)

Dois anos e três meses atrás, eu não tinha smartphone algum e desejava um belo Nokia Lumia 800. Aí saiu o preço brasileiro. Até considerei comprar Nexus S ou Galaxy X, mas se era para gastar R$ 1.700,00 em algum aparelho, tinha que ser o top da época, o iPhone 4S.

O preço aqui era mil reais a mais que aquele valor, então implorei para uma grande amiga minha, que estava na Alemanha, me comprar um aparelho por lá. Para evitar taxações, ela retornaria ao Brasil fingindo que o telefone era dela (e era, se pensarmos bem: só o dinheiro que era meu).

Na época, eu a orientei que retirasse o iPhone 4S da caixa e o colocasse na bagagem de mão, mas que não o ligasse. Qualquer coisa era só dizer para a alfândega do aeroporto que o celular estava descarregado. Deu tudo certo, mas e se fosse hoje que essa minha amiga estivesse nos Estados Unidos tentando me trazer um iPhone 5S, ela poderia me trazer o aparelho desligado?

american-airlines

Semana passada, lá nos Estados Unidos, o secretário de Segurança Nacional Jeh Johnson exigiu da TSA — Transportation Security Administration (pensem numa Polícia Federal especializada em aeroportos) a implementação de medidas de segurança reforçadas em determinados aeroportos internacionais, que recebem vôos do exterior.

Uma dessas medidas seria que os agentes de segurança poderão exigir dos passageiros que liguem alguns de seus aparelhos, incluindo telefones celulares. Quaisquer dispositivos que não puderem ser ligados durante o exame de segurança não mais serão permitidos à bordo da aeronave.

Isso sem falar que o viajante suspeito também poderia passar por uma triagem adicional graças ao aparelho desligado, considerado como possível bomba. Bom recarregar a bateria antes para não passar por tal situação desagradável.

A medida afetará quem for viajar para os Estados Unidos, mas do jeito que o 11 de setembro deixou aquele povo todo paranoico (e com razão), o tio Laguna tomaria cuidado com a futura muamba. Espero que não confundam o iPod touch como bomba, embora o seja no bolso! 😉

Fonte: Engadget.

relacionados


Comentários